São Paulo, 5 – O setor agropecuário registrou saldo positivo de 36,8 mil postos de trabalho em junho, informou o Ministério da Agricultura, em nota. No acumulado de janeiro até junho, as admissões no campo foram de 437.999, os desligamentos de 375.366, e o saldo foi de 62.633 postos de trabalho.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia, o setor agropecuário, que envolve agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, registrou saldo positivo de 36,8 mil vagas em junho, enquanto que os demais setores da economia tiveram resultados negativos para o emprego, como o de Serviços, Comércio e Indústria em geral.

A Construção também teve desempenho favorável, com 17,2 mil novos postos.

A pasta explica o saldo positivo por causa da chegada da época da colheita em grande parte das culturas agrícolas da safra de verão, como do café, soja, cana, algodão e laranja, e o plantio de lavouras de inverno, como trigo, aveia, centeio e cevada, provocou um aquecimento nas contratações de mão de obra no campo.

“Nas atividades existentes, as lavouras temporárias e a pecuária representam 78% dos empregos na agricultura”, explica o ministério.