O setor privado dos Estados Unidos perdeu 33 mil postos de trabalho em junho, em meio a incertezas quanto à política tarifária do presidente Donald Trump, segundo uma pesquisa ADP/Stanford Lab divulgada nesta quarta-feira(2).
“Embora as demissões continuem sendo pouco frequentes, a resistência em fazer novas contratações ou substituir funcionários que se aposentaram levou à redução de postos de trabalho no mês passado”, disse Nela Richardson, economista-chefe da ADP.
Essa queda contradiz as expectativas dos analistas, que projetavam a criação de 100 mil vagas, segundo um consenso do MarketWatch.
Os setores mais afetados em junho foram os profissionais liberais, além de negócios, educação e saúde. No entanto, hotelaria, lazer e indústria apresentaram melhoras.
Em maio, o número de novas vagas foi de 29 mil (revisado para baixo nesta quarta-feira), o que irritou Trump e o levou a reiterar seu apelo ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, para que reduza as taxas de juros.
“Esta é a primeira vez nos últimos meses que há uma contração no mercado de trabalho”, disse Adam Sarhan, da 50 Park Investments.
“É preocupante porque os números de desemprego têm sido baixos até agora, e o emprego tem se mantido forte e crescente”, acrescentou.
bys/des/nn/mar/jc/aa