Sete subxerifes da Virgínia são presos por morte de suspeito

Por Dan Whitcomb

(Reuters) – Sete subxerifes do condado de Henrico, no Estado norte-americano da Virgínia, foram presos e acusados de assassinato em segundo grau pela morte de um suspeito que era transportado da prisão para um centro de saúde mental.

Irvo Otieno, de 28 anos, morreu em 6 de março enquanto era admitido pelo Central State Hospital em Petersburg, Virgínia, disse a advogada comunitária do Condado de Dinwiddie, Ann Cabell Baskervill, em um comunicado escrito. Petersburg fica na região central da Virgínia, cerca de 40 quilômetros ao sul da capital Richmond.

“A família do Sr. Otieno foi notificada pelo meu escritório nesta manhã sobre essas acusações e continuarei a trabalhar com e para a família dele em relação ao prosseguimento deste caso em toda a sua extensão”, disse Cabell Baskervill.

Os médicos legistas não divulgaram a causa da morte de Otieno. Os promotores dizem terem sido informados de que Otieno foi contido no processo de admissão porque estava sendo “combativo”.

“Como xerife do condado de Henrico e em nome de todo o nosso escritório, estendo minhas mais profundas condolências à família e amigos do sr. Irvo Otieno”, disse a xerife do condado de Henrico, Alisa Gregory, em um comunicado escrito divulgado à emissora WWBT.

“Os eventos de 6 de março, em sua essência, representam uma tragédia porque a vida do sr. Otieno foi perdida. Essa perda é sentida não apenas por aqueles próximos a ele, mas por toda a nossa comunidade”, disse Gregory.

Os subxerifes foram colocados em licença administrativa e o gabinete do xerife irá conduzir uma investigação independente sobre o incidente, disse Gregory no comunicado.

(Reportagem de Dan Whitcomb)