25/09/2024 - 12:58
A Polícia Civil do Ceará prendeu sete homens acusados de estupro de vulnerável em Boa Viagem (CE) – cidade localizada a cerca de 220 quilômetros de distância de Fortaleza (CE) – durante operação conduzida com o Ministério Público do estado nesta segunda-feira, 23. De acordo com o órgão, os suspeitos eram, na maioria dos casos, familiares das vítimas, como pais, mães, padrastos ou tios.
O MP-CE (Ministério Público do Ceará) informou que, além das prisões, tornozeleiras eletrônicas foram colocadas em duas mães de crianças abusadas, já que as genitoras teriam sido coniventes com os estupros.
+ Homem é preso por estupro ao ir à delegacia prestar depoimento e ser reconhecido por vítima
+ Filho de deputado federal de SC é preso por estupro de vulnerável
Conforme as autoridades, os presos agiam separadamente e respondem por estupro de vulnerável e produção de cena de sexo explícito envolvendo adolescente. As mães de vítimas poderão ser condenadas por omissão imprópria, já que sabiam dos abusos e nada fizeram para denunciá-los ou evitá-los.
Segundo o MP-CE, Alan Moitinho, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Boa Viagem, ofereceu denúncia contra os nove acusados e confirmou que os suspeitos eram parentes das vítimas. “Por isso a importância da aproximação da rede de proteção da infância e da divulgação dos canais para denúncias”, pontuou o integrante do órgão, acrescentando que há uma subnotificação de casos.
De acordo com o “Bom Dia Ceará”, da TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo, uma das crianças estaria grávida em decorrência de um estupro. Ainda, uma das vítimas teria sido abusada pelo próprio pai e outra esfaqueada pelo genitor ao resistir às tentativas do homem de ter uma relação sexual com ela. As denúncias chegaram às autoridades por meio do Conselho Tutelar.