Pelo menos sete pessoas morreram e 71 ficaram feridas na noite de sábado em bombardeios em Darfur, oeste do Sudão, informou neste domingo à AFP uma fonte médica, que atribuiu o ataque aos paramilitares.
Os ataques aconteceram em El Fasher, capital do estado de Darfur do Norte, cercada pelos paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FAR), que estão em guerra contra o Exército sudanês desde abril de 2023.
Segundo a fonte médica – que falou sob a condição de anonimato – e o comitê local de resistência – um grupo que documenta as atrocidades do conflito -, os ataques atingiram vários bairros densamente habitados na zona oeste da cidade, perto do aeroporto que os paramilitares tentam tomar.
As FAR mantêm o cerco a El Fasher, capital do estado de Darfur do Norte e última grande cidade da região ainda sob controle do Exército, desde maio de 2024.
Nos últimos meses, El Fasher e campos de refugiados próximos foram alvos de ataques das FAR, depois que o grupo foi expulso de Cartum, a capital sudanesa, no início do ano.
A guerra provocou dezenas de milhares de mortes, o deslocamento de milhões e criou o que a ONU descreve como a maior crise atual de deslocados e fome no mundo.
ab-nda/vl/meb/mb/fp