Depois de 108 anos de espera, as Olímpiadas finalmente voltaram para casa. A competição foi realizada em templos sagrados do esporte, como o estádio da cidade de Olimpia e o estádio Panathinaiko. Os Jogos foram um sucesso absoluto, batendo o recorde de audiência, que havia sido estabelecido em Sidney. Confira alguns dos momentos mais incríveis da competição.
+ Olimpíada: zagueiro Gabriel Magalhães é cortado da seleção de futebol
+ Americana que testou positivo para maconha não é convocada para a Olimpíada
+ Para entrar no clima dos Jogos: Cinco histórias olímpicas que viraram filme
7) Caminho histórico da maratona
A largada da maratona foi realizada na cidade que dá o nome a prova. Os atletas seguiram a mesma rota dos jogos de 1896.
6) Birgit Fischer bate recorde na canoagem
Em Atenas, a alemã se tornou a primeira e, até então, única mulher a conquistar medalhas em seis edições das Olímpiadas. A canoísta é a mais jovem e a mais velha da história da modalidade a conquistar uma medalha de ouro. Com enorme consistência ao longo da carreira, Fischer se aposentou dos Jogos com oito medalhas de ouro e quatro de prata.
5) Grécia tem o seu melhor rendimento
Contando com o apoio da torcida, a delegação grega conseguiu seu melhor desempenho na história dos Jogos. Depois de conquistar a Eurocopa em julho de 2004, os gregos mantiveram a boa fase e levaram seis medalhas de ouro, seis de prata e quatro de bronze.
4) Seleção feminina de vôlei perde para Cuba nas semis
Depois de abrir três sets a um, a seleção feminina chegou a ter uma vantagem de 24×19 no quarto set mas, de maneira inexplicável, não conseguiu fechar o jogo e cedeu a virada às russas. No tie-break, o Brasil teve mais um match point desperdiçado e acabou derrotado pelo time russo.
3) Argentina dá show no futebol masculino
Comandada por Marcelo Bielsa e liderada por Carlitos Tévez, a Argentina sobrou no futebol masculino. Com talento de sobra no elenco e um futebol vistoso, os “Hermanos” conquistaram o torneio com 100% de aproveitamento. Em 6 jogos, a Argentina marcou 17 gols e não sofreu nenhum.
2) Michael Phelps se torna um fenômeno
Em 2004, pudemos presenciar o nascimento de uma lenda. Com apenas 19 anos, o americano conquistou seis medalhas de ouro e duas de bronze na natação. Além disso, Phelps quebrou três recordes olímpicos e três recordes mundiais durante os Jogos.
1) Vanderlei Cordeiro de Lima é atacado na reta final da maratona
Mesmo tendo pela frente fortes concorrentes como Paul Tergat (recordista mundial na época) Erick Wainana e Lee Bong-Ju, o maratonista brasileiro abriu uma considerável vantagem para o segundo pelotão e, na altura do 35 km, liderava a prova com uma folga considerável de quase 30 segundos.
No entanto, de maneira surpreendente, o brasileiro foi atacado por um padre irlândes, que o agarrou e jogou no meio da torcida. Vanderlei conseguiu se desvencilhar rapidamente, mas, por conta da quebra do ritmo e concentração, acabou sendo ultrapassado por Stefano Baldini e Meb Keflezighi e terminou a prova com a medalha de bronze.
No encerramento dos jogos, o maratonista foi homenageado com a medalha Pierre de Coubertin. A honraria é dada a competidores que demonstraram, durante os Jogos, alto grau de esportividade e espírito olímpico. Vanderlei é, até hoje, o único brasileiro que recebeu essa medalha.