Na manhã desta sexta-feira (27), sete policiais militares de Santo André foram afastados das funções após o comando da Polícia Militar de São Paulo ter acesso a vídeos de uma abordagem violenta realizada por eles. As informações são da Folha de S.Paulo.

Segundo o comunicado da Polícia Militar, os registros oficiais apontam que os policiais foram realizar a abordagem de um suspeito. Na chegada ao local, a família do rapaz teria desacatado os agentes. A situação gerou um tumulto e tanto os parentes do homem, como os oficiais, acabaram feridos.

Durante a ocorrência, as imagens da abordagem policial foram apresentadas pelos familiares. Depois de analisar o material, o comando da Polícia Militar decidiu instaurar um Inquérito Policial Militar (IPM) e apresentar todos os envolvidos à corregedoria.

Na operação, 13 policiais estiveram presentes, e sete acabaram sendo afastados até o término das investigações. “A Polícia Militar possui um forte sistema de controle e fiscalização para fornecer à sociedade total transparência de seus atos e não mede esforços para investigar e, se necessário, ‘cortar na carne’, punindo os culpados com o máximo rigor da lei”, informava a nota da corporação.