O Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS e o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), lançou nesta quarta-feira (8) o guia Orientações práticas sobre Planos de Saúde – O que o cidadão precisa saber. Nele, os beneficiários de planos de saúde encontrarão um passo a passo para usarem o sistema de saúde suplementar de forma eficiente, evitando os desperdícios e obtendo melhores resultados para a saúde e qualidade de vida.

Entre os assuntos abordados estão desde orientações para a escolha do plano de saúde e questões a serem observadas antes da assinatura do contrato até modelos de financiamento do sistema de saúde suplementar e como os usuários podem obter melhores resultados em saúde com redução de custos.

De acordo com a gerente-executiva de Saúde e Segurança do Sesi, Katyana Aragão, os benefícios de se usar de forma racional os planos de saúde vão além da redução de desperdícios e garantia de sustentabilidade do sistema. “A coordenação do cuidado é melhor para a saúde das pessoas, pois aumenta as chances de ter o tratamento adequado e no tempo correto”, afirma Katyana.

A escolha de um médico de referência para acompanhamento regular do paciente e a adoção de comportamentos saudáveis, como praticar atividades físicas e ter alimentação balanceada, estão entre as principais orientações do guia.

Com acompanhamento regular por um médico de referência, facilita-se a coordenação do cuidado, com foco na prevenção de doenças e menor uso de pronto socorro e pronto atendimento, que são mais caros que consultas médicas normais. Além disso, otimiza-se o tempo do usuário, com mais assertividade na demanda por exames e encaminhamento a especialistas realmente necessários no diagnóstico ou tratamento de doenças.

Já a adoção de comportamentos saudáveis ajudará a reduzir as chances ou adiar problemas de saúde, o que contribui para o uso eficiente de planos de saúde, focado na saúde e não apenas no tratamento de doenças.

Como reduzir tempo de tratamentos e custos no sistema de saúde suplementar?

– Cuidar da saúde ao longo da vida e não esperar surgir problemas para procurar um médico;

– Escolher um médico de referência para acompanhamento periódico e coordenação do cuidado de sua saúde;

– Evitar pedir e fazer exames em excesso, sem necessidade;

– Levar os exames para o médico conferi-los. Não confiar na autoanálise;

– Conferir os procedimentos usados em cada tratamento e conhecer seus custos;

–  Adotar comportamentos saudáveis como: evitar o consumo de bebidas alcoólicas; praticar atividades físicas; minimizar fatores de estresse; não fumar; dormir bem; manter uma alimentação balanceada; evitar a automedicação; cuidar da postura; e vacinar-se para evitar doenças.