Servidores com cargos comissionados na Prefeitura do Recife têm feito bandeiraços e distribuição de panfletos em semáforos e comunidades para campanha de João Campos (PSB).

De acordo com a reportagem do jornal Folha de S.Paulo, os servidores estão cumprindo escala a mando dos chefes diretos desde o primeiro turno das eleições. João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos, está disputando o segundo turno na capital pernambucana e é apoiado pelo atual prefeito Geraldo Julio (PSB).

Ainda segundo a Folha, a organização dos trabalhos é feita por meio de grupos de aplicativo de mensagens, nos quais um dos funcionários, geralmente o que tem maior poder hierárquico dentro do órgão municipal, organiza a agenda.

Conforme alguns funcionários ouvidos pela Folha, apesar de serem chamados de “voluntários”, eles são pressionados pelos chefes a cumprir a missão determinada.

Segundo os funcionários, há uma “coação velada” para que todos os servidores estejam no local determinado após as convocatórias. Ao fim do dia, o grupo também precisa tirar uma foto em conjunto para comprovar o cumprimento da demanda estabelecida.