Agronegócio

Serviço agrometeorológico de SC ajuda a controlar pragas e doenças no campo

São Paulo, 19 – Um serviço gratuito de informações agrometeorológicas pretende auxiliar os produtores rurais catarinense no controle de pragas e doenças nas lavouras. Conforme comunicado da Secretaria de Agricultura do Estado, o Agroconnect correlaciona os dados coletados por 282 estações meteorológicas automáticas, distribuídas em todo o Estado, e emite alertas quando as condições ambientais são favoráveis à ocorrência de doenças em alguns cultivos.

O Sistema foi desenvolvido pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram). A plataforma apresenta o monitoramento climático para 42 culturas e gera avisos para sete: alface, banana, cebola, maçã, soja, tomate e videira.

Já está em fase de teste o sistema de alerta para ocorrência de giberela nas plantações de trigo. “Além de ampliar o número de culturas, estamos trabalhando para desenvolver sistemas de avisos para outras doenças que atingem as culturas já contempladas”, destaca agrônomo e coordenador de pesquisa do Programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri/Ciram, Éverton Blainski.

No sistema, os produtores têm acesso também à previsão do tempo e monitoramento ambiental: temperatura e umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, precipitação, radiação solar, molhamento foliar e pressão atmosférica.

O Agroconnect é uma experiência única no País. Além da rede de monitoramento instalada no Estado de Santa Catarina, o sistema integra também estações instaladas nos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Os avisos de condições favoráveis ao aparecimento de doenças são gerados diariamente a partir do processamento dessas informações e da correlação com modelos matemáticos que descrevem a evolução de cada enfermidade.

+ Menina engasga ao comer máscara dentro de nugget do McDonald’s

Veja também

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Jack Daniel’s com maçã começa a ser vendido no Brasil

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Gésio Amadeu, o Chefe Chico de Chiquititas, morre após contrair Covid-19

+ Funcionário do Burger King é morto por causa de demora em pedido

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Bolsonaro veta indenização a profissionais de saúde incapacitados pela covid-19

+ Nascidos em maio recebem a 4ª parcela do auxílio na quarta-feira (05)

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?