A Sérvia e a Espanha, duas favoritos ao pódio, estrearam na Copa do Mundo de Basquete da China com duas vitórias tranquilas sobre Angola (105-59) e Tunísia (101-62), respectivamente, neste sábado.

Na cidade chinesa de Foshan, os sérvios, vice-campeões olímpicos, do mundo e da Europa já venciam por 18 pontos de vantagem no intervalo da partida.

O armador do Sacramento Kings Bogdan Bogdanovic foi o cestinha do confronto contra os angolanos com 24 pontos. O pivô do Denver Nuggets Nikola Jokic ajudou com 14 pontos e 6 assistências.

No mesmo Grupo D, a Itália não tomou conhecimento das Filipinas, vencendo por 108 a 62, com direito a 16 pontos de Danilo Gallinari, que joga no Oklahoma City Thunder.

No grupo C, em Cantão, a Espanha chegou a perder o primeiro quarto de jogo (16-17), mas encontrou seu melhor basquete a partir do terceiro quarto e superou a Tunísia com facilidade, liderada pelo armador do Phoenix Suns Ricky Rubio, autor de 17 pontos e 9 assistências.

Em Pequim (Grupo A), os chineses estrearam na Copa do Mundo jogada em casa com uma vitória sobre a Costa do Marfim (70-55).

A seleção brasileira, liderada por Anderson Varejão, Marcelinho Huertas, Marquinhos e Leandrinho, estreia na Copa do Mundo de basquete da China na madrugada deste domingo às 5h00 (horário de Brasília) contra a Nova Zelândia, pelo Grupo F, que também conta com Grécia e Montenegro.

O Mundial da China distribui sete vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, mas apenas duas para equipes das Américas do Sul e Norte.

fbx/sk/am