A terra do maior cajueiro do mundo e de Graciliano Ramos em “Vidas Secas” é mesmo surpreendente. E a ideia de que o Rio Grande do Norte só é lindo por conta das praias, é falsa e posso afirmar. O estado nordestino reserva uma diversidade impressionante de paisagens e experiências que vão muito além das areias douradas e das águas cristalinas.

Claro, é inegável que as águas de lá são sim um paraíso, unidas a corais, falésias e dunas, muitas dunas. Mas o que talvez você não saiba é que o sertão árido é repleto de formações geológicas e geoparques, que a serra de São Bento possui montanhas e clima frio e que o Seridó tem muita história e áreas preservadas que abraçam a essência pura da natureza.

A paisagem árida da Caatinga potiguar, vista de cima, parece morta. “O sertão está em toda parte” já dizia Graciliano Ramos, mas o xique-xique, a jurema preta, o mandacaru, o facheiro e muitas outras plantas compõem um bioma com vida e resiliência à espera de chuva, que formam paisagens maravilhosas a luz do pôr do sol mais lindo do nordeste.

Seridó

Turismo Rio Grande do Norte (5)
Fotos: Flavia Vitorino

Mergulhar nesse sertão potiguar é aprender um bocado sobre a essência, história (não só da região, e sim do planeta) e cultura do nordestino. São 25 municípios e mais de 20 geossítios considerados de relevância mundial pela UNESCO. Uma história que remonta mais de 600 milhões de anos a partir da identificação de formações geológicas e pinturas e gravuras rupestres encontradas na maioria deles. Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas são onde estão os principais, facilmente acessados de carro a partir de Natal.

Dicas de hotel :

Pousada Colina dos Flamboyants em Cerro Corá

Dicas de restaurantes:

Casa de Taipa em Lagoa Nova

Gargalheiras em Acari

Serra de São Bento

Turismo Rio Grande do Norte (5)

Friozinho, montanhas e aventura a 117 km de Natal. E se tem uma pessoa que conhece cada árvore, cada trilha e cada cantinho dessa Serra é Alexandre Feliciano, ali da Pousada Pedra Grande. Além de contar as histórias locais, a fauna que ali se alterna entre Caatinga e Mata Atlântica, as trilhas que dão em altos mirantes e cachoeiras são sua especialidade por ali.

Maracajaú

Turismo Rio Grande do Norte (5)

Maracajaú é conhecido como “Caribe brasileiro” por conta de suas águas cristalinas, além da rica biodiversidade marinha. Para quem ama mergulhar, um paraíso. São dezenas de piscinas naturais formadas pelos recifes, bem perto da encosta. Um cantinho tranquilo e bem paradisíaco que merece um fim de semana todo ao estilo potiguar caribenho: sombra, camarão e água (de coco) fresca.

Praia da Pipa

Praia da Pipa Rio Grande do Norte

Por culpa dos surfistas dos anos 70, a praia da Pipa ficou famosa pela riqueza e beleza de suas praias. Localizada no município de Tibau do Sul, Pipa é na verdade um conjunto de praias na costa sul do estado do Rio Grande do Norte – entre elas a Praia do Madeiro, a Praia do Amor e a Baía dos Golfinhos. Lá tem condições ideais para a prática de esportes aquáticos, como surf e kitesurf, impulsionados pelos ventos favoráveis da região. Seus arredores abrigam uma atmosfera cosmopolita, com uma variedade de bares, restaurantes, lojas de artesanato e uma animada vida noturna.

Dica:

Se hospedar no Madeiro Beach Hotel e tomar café da manhã assistindo os golfinhos nadando em seu habitat natural, com as mesas em frente a baía.