MILÃO, 16 DEZ (ANSA) – Em uma assembleia realizada nesta quinta-feira (16), em Milão, os clubes da Série A votaram a favor da permanência da Salernitana na atual temporada do Campeonato Italiano, ainda que o time não tenha conseguido encontrar um novo dono.
Todos os clubes da Série A, tirando Salernitana e Lazio, votaram a favor da permanência da equipe de Salerno na elite do futebol do país. Com isso, o “blind trust” recebeu apoio para seguir no comando do time até o final da atual temporada.
A Federação Italiana de Futebol (Figc), que terá a palavra final sobre o assunto, vai analisar o tema e decidir se a Salernitana prosseguirá ou não na competição.
Em um comunicado, os curadores da equipe granata informaram que “nenhuma das ofertas recebidas para a compra do clube foi aceitável”, pois “não cumpriram os requisitos impostos para concretizar a transação”.
A confusão envolvendo a Salernitana acontece porque o clube pertence ao empresário Claudio Lotito, também presidente da Lazio, que já disputa a Série A. Por regulamento, é proibido que dois times do mesmo dono ou empresa estejam no mesmo torneio.
Para conseguir disputar a elite do futebol italiano, o clube fez uma oferta de “blind trust”, um fundo que administra recursos de terceiros sem que os beneficiários tenham poderes para interferir na gestão.
“Os torcedores precisam perguntar a quem comanda a Salernitana.
Eles são independentes, eu estou fora e não tenho mais nenhum poder no clube”, esclareceu Lotito.
Se o pior acontecer e a Salernitana for excluída da Série A, os clubes perderão os pontos somados contra a rival de Salerno.
Além disso, cada time teria uma folga “obrigatória” no segundo turno da liga.
A exclusão teria um impacto direto na batalha contra o rebaixamento, já que a Salernitana venceu Genoa e Venezia, além de ter empatado com Verona e Cagliari. Todas as outras partidas foram derrotas. (ANSA).