ROMA, 1 OUT (ANSA) – A liga que administra a Série A do futebol italiano confirmou nesta quinta-feira (1º) o adiamento da partida entre Genoa e Torino marcada para o próximo sábado (3) devido ao surgimento de um foco de contágio do novo coronavírus no clube genovês.   

Pelo menos 11 jogadores e quatro membros da comissão técnica do Genoa testaram positivo para o Sars-CoV-2 nesta semana, sendo que cinco estiveram em campo no duelo contra o Napoli no último domingo (27) – o elenco do clube napolitano está sendo monitorado, mas uma primeira rodada de exames não detectou nenhum caso.   

A partida entre Genoa e Torino é a primeira adiada na Série A 2020/21 devido ao novo coronavírus. Uma subsecretária do Ministério da Saúde da Itália, Sandra Zampa, chegou a dizer na última quarta-feira (30) que o campeonato deveria ser suspenso, mas depois outros integrantes da pasta rechaçaram essa hipótese.   

“Se há uma equipe com muitos positivos, ela terá problemas para jogar, o que é bem diferente de ter positivos em todos os times.   

Neste momento, não há risco de suspender o campeonato porque o problema diz respeito a uma única equipe”, disse nesta quinta o vice-ministro da Saúde, Pierpaolo Sileri.   

Além do adiamento do jogo entre Genoa e Torino, a Lega Serie A também definiu as regras para eventuais surgimentos de focos de contágio nos clubes. Segundo o protocolo, cada equipe poderá adiar uma única partida ao longo da temporada se tiver mais de 10 casos de coronavírus simultâneos entre seus jogadores.   

A partir da segunda vez, se não puder ir a campo, o clube perderá por W.O. As mesmas regras serão aplicadas na Copa da Itália, com exceção das semifinais e da decisão. (ANSA).