Série A começará com Napoli, Inter e Milan entre favoritos

SÃO PAULO, 22 AGO (ANSA) – Após uma longa pré-temporada, na qual os clubes puderam se reforçar na janela de transferências, a Série A do Campeonato Italiano voltará no próximo sábado (23), com quatro partidas agendadas para ocorrer ao longo do dia.   

Atual detentor do Scudetto, o Napoli, um dos maiores gastadores do futebol da Itália, estreará diante do recém-promovido Sassuolo, campeão da Série B. Os Azzurri não terão Romelu Lukaku por um longo período e perderam definitivamente Victor Osimhen e Giacomo Raspadori, mas possuem algumas novas armas em seu plantel: Kevin De Bruyne, Miguel Gutiérrez, Sam Beukema, Lorenzo Lucca e Noah Long.   

O Milan, outro time que não poupou esforços para se reforçar, iniciará sua trajetória diante da Cremonese, que voltou para a elite do calcio na temporada anterior. Os rossoneri acompanharão a nova aventura de Massimiliano Allegri no banco de reservas do clube, torcendo para que os sucessos da primeira passagem se repitam.   

Luka Modric, Ardon Jashari, Samuele Ricci e Pervis Stupiñán serão algumas caras novas em Milão que poderão fazer a diferença. Vale recordor que o Diavolo não disputará nenhum torneio continental em 2025/26, tendo em vista a ruim temporada passada.   

Roma e Bologna se desafiarão logo na primeira rodada da Série A, sendo o principal duelo da abertura do campeonato. Na capital italiana, os romanos trouxeram Gian Piero Gasperini para o lugar de Claudio Ranieri e se reforçaram com Wesley, Neil El Aynaoui, Leon Bailey e Evan Ferguson, mas o grande astro giallorosso continua sendo Paulo Dybala.   

Em Bolonha, o atual campeão da Copa da Itália perdeu Beukema e Dan Ndoye, mas abriu a carteira para comprar Martin Vitík, Nadir Zortea e Torbjorn Heggem. Os principais reforços para Vincenzo Italiano, contudo, vieram sem custos: os experientes Federico Bernardeschi e Ciro Immobile.   

No domingo (24), a Fiorentina, que contratou novamente Stefano Pioli, entrará em campo diante do Cagliari. Sonhando com títulos e uma vaga na Champions League, a Viola apostará no apurado faro de gols do veterano Edin Dzeko, mas também é válido ficar de olho em Simon Sohm e Jacopo Fazzini.   

Lazio e Como protagonizarão uma estreia de opostos na Série A, pois os biancocelesti perderam o diretor esportivo Igli Tare e fizeram um mercado de transferências muito abaixo de seus rivais diretos, mantendo quase a mesma equipe da temporada passada, com exceção de Loum Tchaouna, vendido ao Burnley. Os lombardos, por sua vez, estão mirando alto na Série A e compraram vários jovens promissores, entre eles Jesús Rodríguez, Nicolas Kuhn, Máximo Perrone e Jayden Addai.   

Em razão do audacioso mercado de transferências e do 10º lugar no Campeonato Italiano passado, o Como, treinado pelo ex-jogador Cesc Fàbregas, é amplamente cotado como uma das possíveis surpresas da temporada.   

A Atalanta, que encantou o futebol europeu nos últimos anos, é uma das maiores incógnitas. Sem Gasperini no comando e Mateo Retegui, que foi vendido ao Al Qadsiah, a Dea foi notícia em razão da longa novela envolvendo Ademola Lookman, punido por faltar em treinos após tentar forçar sua saída para a Inter de Milão. O nigeriano, contudo, segue em Bergamo, mas o clima é extremamente negativo.   

O time lombardo será guiado por Ivan Juric, nome que não empolgou os torcedores, e seus reforços foram Nikola Krstovic, que substituirá o artilheiro ítalo-argentino, Odilon Kossounou, Kamaldeen Sulemana e Nicola Zalewski.   

A Juventus fechará a série de jogos do domingo diante do Parma, mas a Velha Senhora protagonizou um mercado de transferências não muito intenso, tendo contratado apenas Jonathan David e João Mário, além de ter mantido Francisco Conceição de forma definitiva.   

Por fim, a Internazionale entrará em campo somente na próxima segunda-feira (25), diante do Torino, e seus torcedores verão em ação apenas três novidades: Ange-Yoan Bonny, Luis Henrique e Petar Sucic. Embora a janela tenha sido rica, os nerazzurri não perderam peças cruciais e venceram uma difícil batalha pela permanência de Denzel Dumfries. (ANSA).