ROMA, 20 ABR (ANSA) – O presidente do Comitê Olímpico da Ucrânia, Sergei Bubka, se emocionou ao visitar um grupo de atletas de seu país em Roma, na Itália, nesta quarta-feira (20).
A visita do ex-saltador ao centro esportivo Giulio Onesti foi acompanhada pelo ministro ucraniano do Esporte, Vadym Gutzeit, pelo presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Malagò, e por outras autoridades esportivas da Itália.
Na ocasião, Bubka se encontrou com atletas ucranianos de várias modalidades esportivas que precisaram fugir do país em virtude da invasão russa. Todos eles estão treinando na Itália para conseguirem disputar os próximos eventos esportivos.
“Meu coração está partido. Estou fazendo de tudo para trazer a paz e salvar meu povo. Sem a Itália, não teríamos futuro. Nunca encontrei tanta solidariedade na minha vida”, disse Bubka, que não conseguiu segurar as lágrimas.
Malagò, por sua vez, comentou que entrou em contato com o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi. O dirigente afirmou que o político está “orgulhoso” e “honrado” pelas ações do país para ajudar os ucranianos.
“Estamos aqui para recordar as ações do Coni e das 20 federações envolvidas neste importante projeto de apoio aos atletas ucranianos. Estou honrado por ser o presidente do Coni, especialmente nestas ocasiões, pois somos o país que mais apoia atletas que fogem da Ucrânia no mundo. A presença de Bubka é uma demonstração da grandeza do que estamos fazendo e o que faremos no futuro”, contou Malagò.
A subsecretária de Esportes do governo italiano, Valentina Vezzali, deixou claro que a Itália “sempre estará ao lado dos atletas ucranianos”. (ANSA).