SeráQAbre? chega a Salvador e caminha para marca histórica no Carnaval 2026

Após reunir mais de 1,7 milhão no Rio e em São Paulo, e atingir 20 milhões nas redes sociais, o megabloco chega à sua terceira praça, em Salvador

Divulgação.
Carla Cristina e Pabllo Vittar. Foto: Divulgação.

Em seu primeiro ano desfilando nas três maiores praças do Carnaval brasileiro (Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador), o SeráQAbre? chega à capital baiana com a possibilidade de entrar para a história como um dos maiores blocos de rua do mundo. No dia 17 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, o megabloco estreia no Circuito Barra-Ondina em formato pipoca (gratuito), com Carla Cristina à frente do trio e já tem a primeira participação confirmada: Pabllo Vittar.

Os números ajudam a dimensionar o tamanho desse movimento. O bloco criou duas edições especiais que, juntas, reuniram 1,7 milhão de pessoas. Em uma parceria com a 99, o bloco teve Ivete Sangalo no comandou e se transformou em “SeráQPede” no Rio de Janeiro, reunindo mais de 500 mil pessoas, e em  “QuemPedePede” em São Paulo, levando mais de 1,2 milhão de foliões para as ruas. Um momento histórico, que tomou conta das ruas, da internet, da imprensa e das redes sociais. 

Mais de 20 milhões de visualizações 

O resultado, além da alegria de milhões de foliões e a movimentação do turismo e comércio da cidade, foi agitar as redes sociais com números astronômicos. De 12 de novembro/25 a 9 de fevereiro/26, considerando somente a página do Instagram do megabloco, foram 20.725.239 visualizações, mais de 4 milhões de contas alcançadas e mais de 630 mil interações. No portal POPLine, parceiro dos projetos, que faz uma cobertura especial antes, durante e depois dos eventos, apenas as notícias e posts do SQA atingiram mais de 30 milhões de pessoas.  

A chegada à Salvador e transmissão para o Brasil 

Agora, o movimento ganha um capítulo simbólico: chegou a vez de fazer história em Salvador, cidade natal de um dos seus fundadores, marcando presença nas três principais cidades do Carnaval brasileiro em 2026.  

Na capital baiana, o bloco tem o apoio do Grindr, mas quem não estiver na cidade também poderá acompanhar. Em uma parceria inédita com Sua Música e Salvador FM, o POPLine terá a transmissão multiplataforma do Carnaval de Salvador, incluindo o trajeto do SeráQAbre?.  

Sobre o SeráQAbre 

Idealizado por Flávio Saturnino, fundador do POPline e sócio da PIRA, e Sandro Souza, empresário carioca, o SeráQAbre? rapidamente entrou no calendário como megabloco em 2023, impulsionado por uma curadoria assumidamente multiartistas e por uma origem que conecta cultura pop, comportamento e comunidade.  Em apenas quatro anos, se tornou um dos projetos mais jovens do Carnaval brasileiro a atingir números dessa escala em uma única edição. 

“O SeráQAbre? nasceu do digital, da internet e dessa conversa permanente com um público que nos acompanha o ano inteiro. Não à toa as marcas encontram nele uma oportunidade de não apenas criar conversa, mas de conversão em comunidade, algo importante para qualquer marca. E isso é algo que valorizamos demais: sem nossos parceiros, não seria possível chegar tão longe. É uma realização ver as marcas que já entraram, e que ainda estamos conversando, para esse carnaval. Em quatro anos, construímos um bloco que não depende de uma ‘personalidade’ específica para existir, é um projeto coletivo multiartistas e com ambição de ocupar o lugar que ele merece nas ruas do Brasil”, afirma Flávio. 

PIRA estrutura modelo de negócio escalável para grandes desfiles do Carnaval Responsável pela produção, operação e captação de patrocínios do projeto, a PIRA assina em Salvador uma operação robusta, reunindo planejamento técnico, logística, segurança, coordenação de equipes e infraestrutura necessária para um desfile de grande porte em um dos circuitos mais complexos do Carnaval brasileiro. A atuação da agência garante a viabilidade do projeto em diferentes praças, mantendo escala, fluidez e segurança. 

“Salvador é uma cidade em que o Carnaval já funciona como um ecossistema completo, com fluxo coletivo contínuo e diversos blocos acontecendo ao mesmo tempo. Nosso papel é garantir que essa experiência aconteça com excelência, respeitando a cidade e a potência cultural do bloco”, afirma Filipe Ratz, CEO e fundador da PIRA. 

Três cidades, três desafios: crescer com consciência, segurança e fluidez Além dos números de público, o SeráQAbre? também vem se consolidando pela capacidade de planejar operações sob medida para cada praça, combinando leitura de território, segurança e fluidez, um diferencial importante quando se trata de megablocos em cidades com dinâmicas distintas. 

Em Salvador, onde o Carnaval de rua faz parte do DNA da cidade e de quem realiza, a expectativa é de mais um capítulo histórico. “Circular por três das maiores praças do Carnaval brasileiro ao mesmo tempo é um desafio enorme, mas também é o que define o SeráQAbre?. Nós crescemos entendendo cada cidade, cada público, respeitando suas necessidades, seus códigos e usando essa leitura para fazer o bloco fluir”, afirma Sandro Souza, um dos criadores do SQA. 

No Rio de Janeiro, o desfile no Centro construiu toda a logística e dinâmica da passagem do bloco em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Tudo para respeitar a travessia de uma região com diversos patrimônios tombados. A parceria contou, inclusive, com uma comunicação para orientar o público, reforçando a mensagem de preservação do espaço urbano, com um posicionamento claro contra o vandalismo e a favor do cuidado com a cidade, alinhando festa e responsabilidade em uma área histórica. O resultado foi a completa preservação de todos os monumentos.  

Pensando na logística de São Paulo e na dimensão do público esperado, a estratégia passou por uma decisão operacional chave. O bloco optou por sair pela manhã como forma de favorecer a circulação do trio ao longo do percurso e reduzir riscos de superconcentração no início, haja vista que muitos foliões chegaram com o desfile já em curso. A escolha, incomum para a região, contribuiu para manter o fluxo e a experiência do público, num desfile que reuniu 1,2 milhão de pessoas. 

Parceria com o Grindr leva iniciativa de cuidado e bem-estar à avenida Nesta edição, o megabloco conta com o apoio do Grindr, que marca presença no Carnaval de Salvador ao lado do bloco com a iniciativa “Seguro com Local”, voltada ao cuidado coletivo, bem-estar e autonomia durante a folia. A ação inclui mensagens educativas, orientações de segurança, recursos de privacidade e parcerias locais, reforçando a importância de ambientes mais seguros e inclusivos em eventos de grande concentração de público. 

Com um line-up diverso, operação estruturada e ações que vão além do palco, o SeráQAbre? consolida sua estreia em Salvador como um dos momentos mais aguardados do Carnaval 2026, conectando música, comportamento, cuidado e celebração coletiva.

Serviço
Bloco SeráQAbre? em Salvador
Quando: Terça-feira de Carnaval, 17 de fevereiro de 2026, às 19h
Onde: Circuito Barra-Ondina (Circuito Dodô) – Salvador (BA)
Atrações: Carla Cristina, Pabllo Vittar
Formato: Trio elétrico gratuito (pipoca) 

Sobre a PIRA 

Idealizada e criada por Filipe Ratz, CEO e diretor executivo, a PIRA é uma agência especializada na criação e realização full service de projetos com foco na conexão entre marcas e comunidades. Por meio de projetos culturais e experiências geradoras de conteúdo, a agência conecta marcas a comunidades e desenvolve iniciativas capazes de gerar alcance e engajamento de forma recorrente. Com metodologias próprias e métricas, a PIRA cria ideias efetivas e poderosas, a partir do mapeamento de oportunidades e dados de consumo. Com sede em São Paulo (SP), Salvador (BA) e Fortaleza(CE), a empresa conta com equipes distribuídas em todo o território nacional e traz em seu DNA um amplo conhecimento regional, com forte presença e atuação estratégica em diferentes contextos culturais do país.