“Veículos voadores” estão próximos dos brasileiros na vida real e não somente em filmes de ficção com efeitos especiais. Está programado para ocorrer em Curitiba, no mês que vem, o primeiro voo no País do drone chinês eVTOL, fabricado pela empresa EHang e já testado com sucesso na Espanha, no Canadá e EUA – e, claro, na própria China. Trata-se de uma aeronave elétrica de decolagem e pouso verticais e de voo autônomo. Ou seja: não é necessária a presença de piloto. O eVTOL transporta duas pessoas e atinge pouco além de três mil metros de altitude — em Curitiba irá sem ninguém a bordo. Cada unidade desse tipo de drone não custa menos que quatro milhões de reais. O exímio piloto brasileiro Fernando de Borthole, que atuou nas experiências dos chamados “carros voadores” da Embraer e Airbus, considera, com razão, que a implantação dos drones eVTOL não é algo simples. Declarou à mídia: “quantas aeronaves cabem dentro de um espaço aéreo? Não adianta apenas pensar: vou voar com cem eVTOLs ao mesmo tempo em cidades como São Paulo ou Curitiba”.

ESPAÇO
Astrônomos se voltam para Vênus, o planeta “irmão gêmeo” da Terra

INÓSPITO Vênus: temperatura
de cerca de 500 graus Celsius (Crédito:Divulgação)

Em uma soma de esforços, cientistas da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e Agência Espacial Europeia (ESA) tentarão descobrir uma das mais antigas e misteriosas questões da astronomia. Por que Vênus, formado na mesma galáxia que a Terra, com material também advindo do Sistema Solar e dimensões extremamente similares ao diâmetro de nosso planeta (ambos tem pouco mais de doze mil quilômetros) possui um meio ambiente inviável à existência de vida? Por que a temperatura chega a quase 500 graus Celsius? Qual a origem de suas nuvens de dióxido de carbono com ácido sulfúrico que medem 30 quilômetros de espessura? Três missões (não tripuladas) estão sendo organizadas:

• Missão Davinci (NASA) – uma espaçonave orbitará o planeta e, à distância, registrará informações sobre suas nuvens e terreno.
• Missão Veritas (NASA) – será enviado um orbitador que mapeará rochas e atividades vulcânicas. Revelará se já houve presença de água.
• Missão Envision (ESA) – É a mais importante porque estudará a nebulosa atmosfera de Vênus.

Divulgação

“Vênus é um lugar maluco, mas muito interessante. Realmente queremos entender por qual razão Vênus e Terra são tão diferentes” Lori Glaze, diretora de Ciência Planetária da Nasa

CULTURA
A arte de Banksy em São Paulo

EXPOSIÇÃO Grafites de Banksy expostos em São Paulo: constantes apelos à paz e democracia social (Crédito:Yuri Murakami)
Yuri Murakami

Foi aberta na semana passada, na cidade de São Paulo, a exposição do grafiteiro britânico Banksy, consagrado em todo o mundo como um dos melhores (na técnica e nos temas) artistas de rua. As suas mensagens, transmitidas em desenhos feitos com spray na Europa, Austrália e EUA, são sempre pacifistas. Esse é o seu nome verdadeiro? Na verdade, ninguém sabe. E quem é ele? Qual o seu rosto? Da mesma forma, também isso segue sendo mistério. Na mostra, o público poderá ver, por meio de fotos, litografias e pinturas, parte daquilo que Banksy já registrou originalmente em paredes, muros e pontes. Dois exemplos: na Cisjordânia ele fez um homem jogando um ramalhete como estivesse atirando uma bomba; em Londres, criou uma menina que tenta alcançar o amor. Atualmente há quem sustente a tese de que seu nome abrigue um grupo de artistas, assim como William Shakespeare não teria sido um só homem, mas uma companhia teatral. Em São Paulo a exposição ficará no Shopping Eldorado até o final de abril.

Crônica para Glória

Fabio Cordeiro / Editora Globo.

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, falou definitivamente por todos: “mulheres negras sabem da importância de Glória Maria”. Trata-se da primeira jornalista preta da tevê brasileira (foto), tão exageradamente a melhor que abriu portas a outras pretas em todas as profissões. Seguia ela um inteligente e pragmático princípio: tenho de ser a melhor (homens pensem nisso). Morreu na quinta-feira 2, com 63 anos. Ou eram 73? Ou 75? Ela driblava a idade, mas que importância há no tempo para quem nasceu eterna pela força do caráter? Parabéns Glória por atuar como voluntária com crianças vulneráveis (adotou duas). Tanto idiota diz-se condoído com os pobres, mas muda de calçada quando vê um andrajoso: tem medo! Glória morreu de metástase de câncer do pulmão. Sonhava em ir a Marte. Eu sabia que, alma tão nobre, não podia mesmo ser terráquea. Requiem aeternam!