Por Lisa Richwine
LOS ANGELES (Reuters) – A tão esperada sequência do inovador filme “Avatar” foi elogiada nesta terça-feira por críticos de cinema, que disseram estar novamente impressionados com a arte visual do cineasta James Cameron.
“Avatar: O Caminho da Água” estreia nos cinemas na sexta-feira, 13 anos depois que o primeiro longa impressionou o público com a tecnologia 3D pioneira e se tornou o filme de maior bilheteria de todos os tempos, com 2,9 bilhões de dólares em vendas de ingressos.
A sequência oferece imagens 3D ainda mais avançadas, mostrando criaturas aquáticas na exuberante lua de Pandora.
Na tarde de terça-feira, 85% das 107 críticas coletadas no site Rotten Tomatoes aplaudiram a nova edição.
“‘Avatar: O Caminho da Água’ é um banquete visual tão impressionante que rende 3 horas e 12 minutos de duração”, disse Richard Roeper, do Chicago Sun-Times.
Alguns também elogiaram a história do povo azul Na’vi, que é forçado a fugir da floresta para o oceano.
“Os efeitos especiais 3D permanecem excepcionais, mas o roteiro é melhor desta vez, com um enredo mais emocionalmente envolvente do que no original”, disse Randy Myers, do San Jose Mercury News.
Leah Greenblatt, da Entertainment Weekly, chamou o filme de “uma meticulosa construção de mundo tão surpreendente e envolvente quanto qualquer coisa que já vimos nas telas”.
A grande questão de Hollywood é se “O Caminho da Água” pode recuperar seus enormes custos de produção e marketing.
Os estúdios dividem a venda de ingressos com os cinemas, e Cameron disse à revista GQ que o filme precisará arrecadar 2 bilhões de dólares apenas para empatar o investimento.