BERLIM (Reuters) – O sentimento do consumidor alemão deve ampliar sua recuperação no início do ano, mostrou pesquisa do instituto GfK nesta quarta-feira, uma vez que as medidas do governo para aliviar o aumento dos preços da energia parecem estar tendo efeito.

O instituto disse que seu índice de sentimento do consumidor subiu a -37,8 para janeiro, de -40,1 em dezembro e acima da expectativa de analistas em pesquisa da Reuters de -38,0

“Com o terceiro aumento consecutivo, o sentimento do consumidor está lentamente saindo das mínimas. A luz ao final do túnel está ficando um pouco mais brilhante”, disse o especialista em consumo do GfK Rolf Buerkl.

Entretanto, apesar da leve melhora, a confiança do consumidor ainda está em um ponto baixo. Outubro registrou a leitura mais baixa em mais de uma década, de -42,8

Uma leitura negativa sugere queda no consumo privado em uma base anual.

Buerkl disse que a recuperação ainda está instável e pode ser abalada, por exemplo, por um salto significativo nos preços da energia caso a situação geopolítica se deteriorar.

“A luz no final do túnel se tornaria mais escura novamente com muita rapidez, ou até mesmo se apagaria completamente”, disse ele.

(Reportagem de Miranda Murray)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEIBK0DD-BASEIMAGE