‘Sentença já estava pronta’: veja a repercussão da votação que tornou Bolsonaro réu

STF
STF formou maioria para tornar Bolsonaro réu Foto: Rosinei Coutinho/STF

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete investigados réus no inquérito do golpe de Estado durante sessão realizada nesta quarta-feira, 24. A decisão repercutiu entre apoiadores e opositores do ex-mandatário, acusado de ser um dos líderes da organização criminosa que planejou o golpe de Estado.

+ STF forma maioria para tornar Bolsonaro réu no inquérito do golpe de Estado

+ Crimes de 8/1 ‘foram gravíssimos, não foi um passeio no parque’, diz Moraes

Em seu perfil no X (antigo Twitter), o ex-presidente afirmou que se tornou réu em um processo que correu “14 vezes” mais rápido do que as condenações do Mensalão e da Operação Lava Jato. “Estamos diante de um julgamento com data, alvo e resultados definidos de antemão”, pontuou Bolsonaro.

“A ironia é que, quanto mais atropelam regras, prazos e garantias para tentar me eliminar, mais escancarado fica o medo que eles têm das urnas e da vontade do povo”, acrescentou o ex-presidente, concluindo que a comunidade internacional “acompanha de perto o que está acontecendo no Brasil”.

Confira a publicação:

O filho do ex-presidente, Flávio Bolsonaro, também questionou a atuação da Justiça no processo.

Além de Bolsonaro, seus apoiadores, como a deputada federal Carol de Toni (PL-SC) e Marcos Rogério (PL-RO), também criticaram a decisão do STF. “Se o que querem é destruir um homem por conveniência ideológica, então todos nós estamos em risco”, apontou o parlamentar.

Veja as postagens:

Enquanto isso, opositores do ex-presidente celebraram a decisão do Supremo. No X, Joice Hasselmann declarou que os votos do Judiciário serão como uma “goleada”.

O deputado federal André Janones (Avante-MG) também comemorou a decisão da Justiça. “Grande dia”, afirmou o parlamentar. Erika Hilton (PSOL-SP) fez uma publicação declarando que o ex-presidente e seus “aliados golpistas” se tornaram réus.