O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete investigados réus no inquérito do golpe de Estado durante sessão realizada nesta quarta-feira, 24. A decisão repercutiu entre apoiadores e opositores do ex-mandatário, acusado de ser um dos líderes da organização criminosa que planejou o golpe de Estado.
+ STF forma maioria para tornar Bolsonaro réu no inquérito do golpe de Estado
+ Crimes de 8/1 ‘foram gravíssimos, não foi um passeio no parque’, diz Moraes
Em seu perfil no X (antigo Twitter), o ex-presidente afirmou que se tornou réu em um processo que correu “14 vezes” mais rápido do que as condenações do Mensalão e da Operação Lava Jato. “Estamos diante de um julgamento com data, alvo e resultados definidos de antemão”, pontuou Bolsonaro.
“A ironia é que, quanto mais atropelam regras, prazos e garantias para tentar me eliminar, mais escancarado fica o medo que eles têm das urnas e da vontade do povo”, acrescentou o ex-presidente, concluindo que a comunidade internacional “acompanha de perto o que está acontecendo no Brasil”.
Confira a publicação:
– Estão com pressa. Muita pressa. O processo contra mim avança a uma velocidade 14 vezes maior que o do Mensalão e pelo menos 10 vezes mais rápida que o de Lula na Lava Jato.
– E o motivo? Nem tentam mais esconder. A própria imprensa noticia, abertamente e sem rodeios, que a… pic.twitter.com/JadGJP6FBR
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 26, 2025
O filho do ex-presidente, Flávio Bolsonaro, também questionou a atuação da Justiça no processo.
É juiz ou promotor? Como que exibe um vídeo que não está nos autos e com o claro objetivo de prejudicar o réu? Não sobrou nada do Estado Democrático de Direito. A Constituição virou cinzas. pic.twitter.com/HbsEaoAgI1
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) March 26, 2025
Além de Bolsonaro, seus apoiadores, como a deputada federal Carol de Toni (PL-SC) e Marcos Rogério (PL-RO), também criticaram a decisão do STF. “Se o que querem é destruir um homem por conveniência ideológica, então todos nós estamos em risco”, apontou o parlamentar.
Veja as postagens:
Não dá pra aceitar injustiça sendo passada como justiça. Se o que querem é destruir um homem por conveniência ideológica, então todos nós estamos em risco.
Eu vou continuar defendendo o que é certo e justo, porque o Brasil merece verdade, não vingança. Ainda acredito que a… pic.twitter.com/ijkrZwbZXD
— MARCOS ROGÉRIO (@MarcosRogerio) March 26, 2025
URGENTE! 🚨
Dos cinco ministros, três já votaram para tornar réus o presidente Bolsonaro e os sete denunciados: Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Luiz Fux. Restam apenas os votos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
A decisão já estava escrita. A sentença já estava pronta!… pic.twitter.com/BtdSCKHYVO
— Carol De Toni (@CarolDeToni) March 26, 2025
Enquanto isso, opositores do ex-presidente celebraram a decisão do Supremo. No X, Joice Hasselmann declarou que os votos do Judiciário serão como uma “goleada”.
Vai ser de goleada, tipo jogo Argentina X Brasil. Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de estado. STF já formou maioria.
Vai toda a corja em cana. Eu avisei ainda em 2019— Joice Hasselmann🇮🇱 (@joicehasselmann) March 26, 2025
O deputado federal André Janones (Avante-MG) também comemorou a decisão da Justiça. “Grande dia”, afirmou o parlamentar. Erika Hilton (PSOL-SP) fez uma publicação declarando que o ex-presidente e seus “aliados golpistas” se tornaram réus.
🚨URGENTE: STF ACABA de formar MAIORIA para tornar Bolsonaro e sua tropa de golpistas RÉUS no STF!
Bolsonaro VAI SER PRESO
Grande dia 👍🏻 pic.twitter.com/OckBjSnvN1— André Janones (@AndreJanonesMG) March 26, 2025
🚨 BOLSONARO JÁ É RÉU
O Ministro Luiz Fux acaba de acompanhar integralmente o voto do Relator, o Ministro Alexandre de Moraes, sobre a denúncia apresentada pela PGR.
Com isso, formou-se maioria para que a denúncia seja aceita e Bolsonaro e seus aliados golpistas se tornem RÉUS.…
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) March 26, 2025