(ANSA) – BRASÍLIA, 04 AGO – A Polícia Federal (PF) realizou nesta segunda-feira (4) uma operação contra o senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos), que teve uma tornozeleira eletrônica instalada ao chegar em Brasília, procedente dos Estados Unidos.
A medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), diante do descumprimento de restrições judiciais por parte do parlamentar, que viajou ao exterior mesmo estando proibido de sair do Brasil.
Após Do Val desembarcar no Aeroporto Internacional de Brasília, agentes da PF o conduziram à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal, o mesmo local onde foi instalada a tornozeleira no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 18 de julho.
O senador, segundo Moraes, “deliberadamente descumpriu a imposição das medidas cautelares, em claro desrespeito às decisões do STF”. Além do monitoramento eletrônico, o parlamentar deverá permanecer em sua residência durante as noites de segunda a sexta-feira e em tempo integral nos fins de semana.
Do Val é alvo de investigações que apuram sua suposta participação em uma trama golpista para anular as eleições de 2022, além de ataques contra delegados da PF. (ANSA).