Brasil

Senador Lindbergh Farias discursa contra a PEC e defende eleições diretas –

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) discursou nesta terça-feira, 13, contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria um teto para o crescimento dos gastos públicos federais.

Como outros colegas de oposição, o senador defendeu a saída do presidente Michel Temer. Lindbergh defendeu a PEC das Eleições Diretas, para que um novo presidente da República seja eleito pela população. “Para enfrentar a crise, é preciso aumentar os investimentos públicos e os gastos sociais”, afirmou. “Mas a PEC do Teto tira recursos da Educação e da Saúde e ainda traz consigo a Reforma da Previdência, com um pacote de maldades”, acrescentou.

Ele lembrou que o dia 13 de dezembro de 1968 foi o dia da edição do Ato Institucional Nº 5 (AI-5) pela Ditadura Militar. “Hoje será mais um dia 13 de dezembro trágico para o Brasil”, afirmou. “A crise política de hoje vai se transformar em uma crise social violentíssima”, alertou.

Saneamento de contas

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), por sua vez, discursou a favor da PEC. Ele enfatizou a necessidade de medidas para o saneamento das contas públicas. “É preciso equilibrar as contas. O Brasil não pode mais gastar mais do que arrecada por tanto tempo. Há consenso sobre a urgência da imposição de um freio claro para as despesas públicas”, afirmou.

O senador também rebateu a tese de que os orçamentos de Saúde e Educação ficarão menores com a PEC. “Não há corte, mas sim a tendência do aumento do investimento nominal em Educação e Saúde. Nada impede que o governo gaste mais que o piso para essas áreas, mas terá que cortar em outras áreas”, completou.

Veja também

+ Cantora MC Venenosa morre aos 32 anos e família pede ajuda para realizar velório
+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ Idoso morre após dormir ao volante e capotar veículo em Douradoquara; neto ficou ferido
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel