Mundo

Senador italiano é condenado por troca de favor com máfia


REGGIO CALABRIA, 28 SET (ANSA) – O senador do partido conservador Força Itália (FI) Marco Siclari foi condenado nesta terça-feira (28), em primeira instância, a cinco anos e quatro meses de prisão por compra de votos da máfia calabresa ‘Ndrangheta.   

A decisão foi tomada pela magistrada Maria Rosa Barbieri, do Juiz de Audiência Preliminares (GUP, na sigla em italiano), após o tribunal concluir que Siclari foi apoiado nas eleições gerais de 2018 pelo clã “Alvaro”.   

A sentença foi determinada em decorrência do processo “Eyphemos”, aberto contra os clãs de Sant’Eufemia d’Aspromonte, e é maior do que a pedida pela procuradora Giulia Pantano, de quatro anos.   

Segundo a justiça italiana, Siclari aceitou a promessa de obter votos do clã Alvaro de Sinopoli, na província de Reggio Calabria, nas eleições de 2018. Em troca, dois meses depois do pleito, o senador teria que realizar a transferência para Messina de uma funcionária dos correios, filha de Natale Lupoi, supostamente afiliada à ‘Ndrangheta e condenada hoje a 19 anos e quatro meses de detenção.   

Em fevereiro de 2020, a juíza de investigações preliminares Tommasina Cotroneo ordenou a prisão domiciliar de Siclari e o Ministério Público de Reggio Calabria pediu autorização ao Parlamento para prosseguir, mas o conselho para as autorizações não chegou a emitir a decisão.   

Nesta terça, no mesmo julgamento, 21 réus foram condenados, incluindo Domenico Laurendi, conhecido como “Rocchellina” (20 anos), e o patrão Cosimo Alvaro (17 anos e 9 meses), e três foram absolvidos.   

Na operação “Eyphemos” também foram presos o prefeito de Sant’Eufemia d’Aspromonte e o conselheiro regional dos Irmãos da Itália Domenico Creazzo, que está atualmente em julgamento no Tribunal de Palmi. (ANSA)

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio