Sem responder oficialmente qual é seu posicionamento a respeito do processo de impeachment, o senador Otto Alencar (PSD-BA) participa no início da manhã desta terça-feira, 9, de cerimônia de lançamento do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, no Palácio do Planalto. O senador foi, inclusive, convidado a falar e fez um discurso. É o primeiro senador a se pronunciar em um evento público no Planalto desde que Temer assumiu.

Segundo interlocutores, o afago ao senador indeciso é um estratégia do Planalto para atrair seu voto e ter uma boa vitória na votação do relatório da comissão especial no Plenário, que dá continuidade ao processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, que está acontecendo no Senado.

O projeto de revitalização do São Francisco tem sido defendido pelo senador e é considerado primordial para seu estado e para se capitanear politicamente. Otto sempre se queixava do período que Dilma estava a frente do governo e não o atendia e nem ouvia seus pleitos.