Senador do Maie Brasil retira emenda sobre cidadania italiana

SÃO PAULO, 14 MAI (ANSA) – O Movimento Associativo Italianos no Exterior (Maie) no Brasil (Maie) criticou nesta quarta-feira (14) a emenda apresentada na última terça (13) pelo senador italiano Roberto Menia (Fratelli d’Italia) que previa a exigência do certificado de proficiência em língua italiana nível B1 para todos os cidadãos italianos ? inclusive os já reconhecidos.   

“Ontem fomos surpreendidos em meio ao caos da proposta de mudança na lei da cidadania italiana, debatida no Senado. Um verdadeiro absurdo”, disse a organização em nota.   

Segundo o comunicado, o senador do Maie Mario Borghese “atuou com firmeza na Comissão e conseguiu fazer com que o autor retirasse o texto ? mesmo após a aprovação”.   

“Acho que seria mais uma vergonha se [a emenda] tivesse sido imposta a pessoas que já têm a cidadania reconhecida. Ainda bem que não entrou”, afirmou à ANSA a presidente do Maie Brasil, Luciana Laspro.   

Segundo ela, é importante quem “vive a cultura italiana divulgá-la a todos”, mas “não com imposição”.   

“[Nenhuma emenda] não deve implicar na perda da cidadania [italiana] que recebemos ao nascer”, acrescentou Laspro. (ANSA).