Ediçao Da Semana

Nº 2741 - 05/08/22 Leia mais

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou nesta quarta-feira (1º) uma denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por campanha eleitoral antecipada. As informações são do colunista Chico Alves, do UOL.

Segundo a reportagem, um dos itens citados na denúncia é um vídeo publicado nas redes sociais e em grupos bolsonaristas no WhatsApp da produção de bonés com o nome “Bolsonaro” escrito. As peças seriam destinadas aos participantes das manifestações pró-governo de 7 de setembro.

O ofício de Vieira é endereçado ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, e diz que a produção do material estaria “personalizando as comemorações da independência do Brasil e conclamando a ampla participação para o referido ato com nítido caráter eleitoral”.

O senador também lista uma série de outros momentos em que o presidente teria incorrido em campanha eleitoral antecipada, como a transmissão de sua live atacando o sistema eleitoral realizada pela TV Brasil, uma emissora estatal, e a participação em um ato com apoiadores em Manaus, no Amazonas, na qual ele aparece segurando um banner escrito “Direita Amazonas – Presidente – Bolsonaro 2022”, entre outros.