WASHINGTON, 26 JAN (ANSA) – O Senado americano confirmou nesta terça-feira (26) Antony Blinken como o novo secretário de Estado no país, seis dias após o democrata Joe Biden tomar posse como presidente.
O chefe da diplomacia dos Estados Unidos superou a maioria necessária de 51 senadores, recebendo um total de 78 votos favoráveis contra 22.
O diplomata tem uma longa carreira e trabalhou com Biden por diversas vezes, sendo diretor de equipe do então senador na comissão de assuntos externos, e, atualmente, foi um dos principais conselheiros da campanha eleitoral de 2020.
O novo secretário de Estado é também um dos cofundadores da empresa de estratégia política WestExec Advisor ao lado de uma outra funcionária da era Barack Obama, Michele Flournoy.
Natural de Nova York, Blinken deve recolocar a agenda mais tradicional da política norte-americana no cenário internacional, focando no multilateralismo e nas organizações internacionais – o contrário do governo de Donald Trump e de seu secretário, Mike Pompeo. (ANSA)