WASHINGTON, 6 AGO (ANSA) – O Senado dos Estados Unidos aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (6), um projeto de lei que proíbe o download e o uso do aplicativo chinês TikTok em todos os dispositivos fornecidos pelo governo americano a seus funcionários ou membros do Congresso.   

“O TikTok representa um risco significativo à segurança e não tem lugar nos aparelhos do governo”, escreveu a assessoria de imprensa do senador republicano Josh Hawley, co-autor do texto.   

Agora, o projeto terá que ser aprovado pela Câmara dos Representantes, controlada pelos democratas, antes de ser promulgado pelo presidente dos EUA, Donald Trump.   

O texto proíbe funcionários do governo americano e também eleitos e dependentes do Congresso, além de responsáveis de empresas públicas, de baixarem ou utilizarem a rede social ou qualquer outro aplicativo desenvolvido pelo grupo chinês ByteDance em aparelhos fornecidos pela administração Trump ou por uma agência governamental.   

As únicas exceções envolvem atividades relacionadas à segurança cibernética, inteligência ou aplicação da lei e medidas disciplinares.   

O popular aplicativo de compartilhamento de vídeos tem quase um bilhão de usuários em todo o mundo, sendo muito popular entre os jovens. Segundo Trump, o TikTok é “uma fonte de preocupação para a segurança nacional”, já que as autoridades americanas suspeitam que os dados pessoais dos usuários são usados para espionagem da inteligência de Pequim. O governo chinês, no entanto, nega a especulação. (ANSA)