Senado dos EUA aprova orçamento federal de Trump

NOVA YORK, 1 JUL (ANSA) – O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (1º), por uma pequena margem, o projeto de lei orçamentário promovido pelo presidente Donald Trump, que prevê redução de impostos e cortes de gastos, incluindo na cobertura médica.   

Considerado o “grande e belo projeto de lei” do magnata, o orçamento contém todas as promessas eleitorais de Trump, desde a abolição de impostos sobre gorjetas e horas extras até o combate à imigração, incluindo um corte de taxas para ações e americanos.   

A aprovação ocorreu graças ao voto decisivo do vice-presidente dos EUA, JD Vance, depois que três republicanos – Rand Paul, Thom Tillis e Susan Collins – se juntaram aos 47 democratas e votaram “não”, após uma longa batalha para garantir o apoio dos principais opositores ao texto.   

Com isso, o texto recebeu aval com uma votação com placar 51 a 50 votos. “Uau, música para meus ouvidos”, celebrou Trump, ao receber a notícia durante uma mesa redonda em um centro de detenção de imigrantes na Flórida.   

“Eu também estava me perguntando como estamos indo, porque sei que este é o horário nobre, isso mostra que me importo com vocês”, acrescentou o presidente, elogiando Vance. “Ele está fazendo um bom trabalho”.   

Agora, a medida segue para a Câmara dos Representantes para a aprovação final do documento, antes de chegar na mesa de Trump para assinatura. Os líderes republicanos estão se esforçando para cumprir o prazo de 4 de julho imposto pelo magnata.   

O texto prevê a prorrogação de enormes créditos fiscais aprovados no primeiro mandato de Trump (2017-2021), elimina o imposto sobre gorjetas e inclui bilhões de dólares adicionais para defesa e controle da imigração.   

De acordo com o Escritório de Orçamento do Congresso, que avalia o impacto dos projetos de lei nas finanças públicas, é estimado um crescimento da dívida nacional em mais de US$ 3 trilhões até 2034. (ANSA).