Senado da Itália suspende atividades após 2 casos de coronavírus

ROMA, 30 SET (ANSA) – O Senado da Itália suspendeu suas atividades nesta quarta-feira (30), após dois parlamentares terem testado positivo para o novo coronavírus.   

Todas as reuniões de comissões foram canceladas por precaução, e a presidência da casa fará uma avaliação para decidir se retoma os trabalhos já nesta quinta (1º). Não estavam previstas sessões em plenário nesta semana.   

Os dois senadores infectados pelo Sars-CoV-2 pertencem ao partido antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), dono da maior bancada no Parlamento. Todos os membros da sigla no Senado serão submetidos a exames moleculares para o novo coronavírus.   

“Estou em isolamento absoluto na Sicília e alertei meu grupo assim que soube o resultado do exame”, disse à ANSA um dos senadores infectados, Francesco Mollame, que relatou febre de 39ºC e dificuldades para respirar e falar.   

O outro infectado, Marco Croatti, participou de uma assembleia de senadores do M5S na quinta-feira passada (24), mas garantiu ter usado máscara. “Estou em quarentena em casa desde segunda [28]. Convido todos que me seguem a ter máxima cautela, porque só levaremos a melhor sobre esse vírus respeitando todas as indicações que nos são dadas”, escreveu o parlamentar no Facebook.   

Até o momento, a Itália contabiliza 313 mil casos e 35,9 mil mortes na pandemia do novo coronavírus. (ANSA).