O perfil oficial da Casa Branca no X (ex-Twitter) compartilhou no início da tarde deste domingo, 26, uma imagem do encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na postagem, Trump diz que “é uma grande honra estar com o presidente do Brasil”.
“Acho que podemos fazer alguns acordos muito bons para ambos os países… Sempre tivemos uma boa relação — acho que ela continuará”, diz a postagem. A reunião dos presidentes ocorreu em Kuala Lumpur, na Malásia, onde ambos participam da cúpula anual da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). O encontro entre os dois líderes durou cerca de 50 minutos.
President Trump meets with Brazilian President Luiz Inácio Lula da Silva at ASEAN summit. 🇺🇸🇧🇷
“It’s a great honor to be with the President of Brazil… I think we should be able to make some pretty good deals for both countries… We always have had a good relationship — I… pic.twitter.com/SVrcCrjUWo
— The White House (@WhiteHouse) October 26, 2025
Também pelas redes sociais, Lula disse que discutiu de “forma franca e construtiva” a agenda comercial entre os dois países e acertou que as diplomacias do Brasil e dos Estados Unidos vão avançar nas negociações para suspender o tarifaço contra as exportações e as sanções contra autoridades brasileiras.
“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, disse Lula.
“Saldo positivo”
Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou que a conversa teve um saldo muito positivo. O chanceler brasileiro destacou que as equipes de ambos os países devem se reunir ainda hoje para discutir as tarifas aplicadas contra o Brasil. “É para ser tudo resolvido em pouco tempo”, afirmou.
Ainda de acordo com Mauro Vieira, o encontro foi descontraído e Trump teria afirmado que admira o perfil da carreira política de Lula no Brasil. Ambos os presidentes também teriam demonstrado interesse em realizar visitas recíprocas. “O presidente Trump quer ir ao Brasil e o presidente Lula disse que irá com prazer aos Estados Unidos.”
Em entrevista coletiva após a reunião entre os presidentes, o ministro declarou que Trump não falou nada após Lula defender que houve uma tentativa de golpe no Brasil e pedir a derrubada das sanções contra autoridades brasileiras. “O presidente Trump, muito simpático, ouviu com muita atenção e, claramente, orientou a sua equipe a seguir dialogando conosco para chegarmos a um bom termo”, afirmou Márcio Elias Rosa, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.