Indicadores Digitais – Geral

Conhecida nacionalmente por seu porto – o maior da América Latina, com 13 quilômetros de extensão , por onde passam mais de 1/4 de todas as cargas que entram e saem do Brasil–, suas praias de faixas de áreas largas e pelo time do Rei Pelé, a cidade de Santos, no litoral paulista, avançou as décadas procurando evoluir no compasso da modernidade e, por isso, é a campeã geral de grande porte no grupo Indicadores Digitais, além de faturar também o subgrupo Mobilidade Digital do Anuário.

A cidade, com população em 2021 estimada em 434 mil habitantes, é comandada desde 2021 pelo prefeito estreante Rogério Santos (PSDB), que viu esse número crescer, pois, com o trabalho remoto como alternativa à pandemia, muita gente que tinha a segunda residência no litoral resolveu continuar por lá.

AS TOP CINCO GERAL
1. Santos ( SP)
2. São Caetano do Sul (SP)
3. Santo André (SP)
4. Florianópolis (SC)
5. Curitiba (PR)

GRANDE PORTE
. Santos (SP)
. Santo André (SP)
. Florianópolis (SC)
. Curitiba (PR)
. Americana (SP)

MÉDIO PORTE
. São Caetano do Sul (SP)
. Valinhos (SP)
. Balneário Camboriú (SC)
. Vinhedo (SP)
. Brusque (SC)

PEQUENO PORTE
. Águas de São Pedro (SP)
. Ilha Solteira (SP)
. Cocal do Sul (SC)
. São Miguel do Oeste (SC)
. Timbó (SC)

Ostentando o 5º lugar no ranking de Qualidade de Vida dos municípios brasileiros de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) aferido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em relação aos níveis de expectativa de vida, Educação e PIB per capita, é, além disso, o melhor município para se viver depois dos 60 anos, pelo Índice de Desenvolvimento Humano para Longevidade (IDL), uma iniciativa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

INTERLIGADOS Da Educação à Segurança todos os sistemas são informatizados (Crédito:Letícia Teixeira)

Projetos sociais voltados para pessoas com mobilidade reduzida e para a terceira idade fez com que a cidade se tornasse destaque no Estado, e um deles une a população idosa à tecnologia. Trata-se do Vovonauta, curso de inclusão digital, gratuito. Em operação desde 2003, com duração de 30 horas, já formou cerca de cinco mil alunos que têm a partir de 50 anos. Além de conhecimentos básicos de informática, nesse curso aprende-se a utilização de ferramentas que facilitam o cotidiano. “Aqui em Santos temos indicadores de qualidade de vida que são equivalentes aos de países europeus e outros similares aos de países pobres”, declara Santos, falando sobre desigualdades que precisam acabar.

Os setores de turismo e pesca também são fundamentais para a economia. Seus sete quilômetros de praia, que acompanham o maior jardim de orla do mundo – título dado pelo Guiness World Records –, abrigam 38 monumentos e conjuntos culturais que destacam personagens e ícones do cenário santista, nacional e internacional. “Creio que com dedicação, planejamento e trabalho sério conseguiremos fazer Santos continuar crescendo e, o principal, de uma forma democrática, com oportunidades a todos que vivem aqui”, reflete o prefeito, ressaltando que criatividade, inovação e mentalidade digital são alguns fatores que fizeram a principal cidade da baixada santista ser destaque na era online.

São Caetano do Sul

Cidade de médio porte situada na Região Metropolitana de São Paulo, premiada nesse Anuário no subgrupo Execução do Orçamento, São Caetano do Sul aparece de novo não só como campeã no grupo Indicadores Digitais, como nos seus dois subgrupos. Segundo o prefeito reeleito José Auricchio Jr. (PSDB), fazer uma cidade para as pessoas, aprimorando os serviços públicos com investimento em tecnologia, inovando, atendendo aos moradores em todas as suas necessidades têm sido o seu objetivo, que vê agora reconhecido.

São Caetano, aliás, é uma das 19 cidades brasileiras já preparadas para receber o serviço de internet 5G, a quinta geração de rede de internet móvel, que trará altíssima velocidade de conexão e possibilitará maior quantidade de usuários simultâneos. “E a cidade está nesse seleto grupo graças a uma legislação que garante a instalação de uma infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicações”, diz o prefeito. Ele explica que em São Caetano, a Lei nº 5.889, de 27 de agosto de 2020, já regulamenta a instalação de licenciamento de infraestruturas de suporte para equipamentos de estações Rádio Base, possibilitando, desde então, a instalação do 5G, no município. “Essa lei foi totalmente debatida e discutida pelos técnicos da Secretaria de Obras e Habitação e DTI, em conjunto com as operadoras e Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações”.

Auricchio Jr. afirma que esse processo começou em 2017, quando o governo municipal, diante de uma necessidade imediata de comunicar-se interna e externamente, lançou o programa de interligação de todos os equipamentos públicos, por meio de uma malha de fibra óptica. Ao todo, 152 prédios foram contemplados com internet de alta qualidade, telefonia VOIP e muito mais segurança na transmissão de dados dentro da rede municipal.

Essa mesma malha de fibra serviu para que, em 2019, a administração disponibilizasse à cidade um sistema de monitoramento de vias públicas com mais de 300 pontos vigiados, todos interligados a essa mesma rede. Como resultado houve significativa redução dos índices de criminalidade, e São Caetano recebeu o título de cidade mais segura do Brasil dentre os municípios com mais de 50 mil habitantes, conforme o ranking Connected Smart Cities.

Águas de São Pedro

Águas de São Pedro, cidade do interior paulista localizada a 180 km de distância da capital e com população estimada de 3,6 mil habitantes pelo IBGE, em 2021, é a grande campeã entre os municípios de pequeno porte nos Indicadores Digitais. Ela levou todos os quesitos deste grupo, mostrando o motivo de ser considerada uma cidade digital.

Segundo o prefeito estreante João Victor Barboza (Cidadania), a estância tem no turismo o seu carro-chefe, que impulsiona as receitas e permite que os investimentos sejam cada vez mais constantes. “Há uma série de fatores quando falamos sobre o turismo, mas ele é a mola propulsora para que toda a engrenagem possa girar. Águas de São Pedro está acostumada a receber muitos turistas por conta de seus inúmeros atrativos, e, apesar de o impacto em função da pandemia ter sido gigantesco, hoje já se vê o reaquecimento e a retomada com força total”.

Orgulhoso com o reconhecimento recebido, o prefeito frisa que esse vem ao encontro do que sua administração sempre pregou em suas falas e discursos: investir no novo e atrair ideias. O resultado é que Águas atualmente é considerada uma cidade digital, com plataformas voltadas diretamente para o setor turístico, de alimentos, hospedagem e visitação. “Trouxemos novos aplicativos, fizemos mais contatos com o setor privado para manter um calendário de eventos e atrações durante a semana, entre outras medidas que, certamente, contribuem para esse índice que nos orgulha”.

TURISMO TÉCNOLÓGICO Águas de São Pedro oferece aplicativos que dão respaldo para sua atividade turística (Crédito:Divulgação)

A cidade também avançou no quesito mobilidade, incentivando o uso de energia renovável, a exemplo das bicicletas elétricas que já são usadas pelos servidores da Saúde, para atendimento domiciliar. E mais: praças iluminadas com energia fotovoltaica, com o uso do aplicativo do SPA e do Destinos Inteligentes, que dão respaldo para a atividade turística, novo portal eletrônico que dá acesso às reclamações, informações e contato com o cidadão, além de manter o público bem informado das ações que envolvem a estância. “Não tenho dúvida de que estamos no caminho certo”, diz ele atribuindo esse reconhecimento ao planejamento e responsabilidade com o recurso público. Águas é também um dos municípios da região que mais investem em Segurança Pública, com um sistema moderno de monitoramento de câmeras e a integração entre suas forças policiais. “Enfim, tudo aquilo que foi colocado no papel, hoje é executado com primazia”.