Seminário em SP discute tradição criativa da moda italiana

SÃO PAULO, 19 OUT (ANSA) – O Consulado Geral da Itália em São Paulo e a Italian Trade Agency (ITA), em parceria com o Instituto Europeu de Design (IED), realizaram neste sábado (18) o seminário “Itália é Moda”, um encontro dedicado à criatividade, inovação e autenticidade no universo da moda italiana.   

Com mediação de Clara Tosi Pamphili, curadora da mostra “Italia è Moda” ? atualmente em exibição no pátio do IED São Paulo, na capital paulista ?, o evento foi aberto pelo Cônsul Geral da Itália na capital paulista, Domenico Fornara, que destacou o foco do evento: “o processo criativo, aprimoramento de produtos e proteção da marca”.   

O seminário também contou com a participação virtual do designer Marco Rambaldi, além das presenças de Daniela Russo, consultora de estratégia em moda e negócios, e de Fabrizio Giaccone, coronel da Guardia di Finanza.   

A iniciativa promoveu uma reflexão sobre o caminho que conecta a criação artística, a produção e a proteção do design italiano, abordando temas como inovação, sustentabilidade e o combate à falsificação.   

A decisão de realizar o encontro em uma escola de design teve como objetivo destacar a importância da formação acadêmica e do engajamento das novas gerações na valorização do “Made in Italy”.   

Em publicação nas redes sociais, Fornara destacou que o evento faz parte dos “Dias da Moda Italiana no Mundo, que está em São Paulo. A iniciativa foi lançada pelo chanceler da Itália, Antonio Tajani, no campo da diplomacia do crescimento e “representa um passo importante na promoção da excelência italiana no mundo”.   

Por esta ocasião, também foi apresentada pela primeira vez no Brasil a campanha MAECI-ICE “OpportunItaly”, uma ferramenta do Plano de Ação de Exportação destinada a promover conexões comerciais entre empresas italianas e operadoras estrangeiras por meio de serviços digitais de correspondência de negócios e conteúdo dedicado aos setores estratégicos do “Made in Italy”.   

(ANSA).