SÃO PAULO, 19 OUT (ANSA) – A cidade de São Paulo recebe, a partir desta segunda-feira (20), a 14ª edição da “Settimana della Cucina Regionale Italiana”, maior vitrine da gastronomia da Itália no Brasil.
Neste ano, a programação, que segue até o dia 26 de outubro, também reforça a candidatura da culinária do Belpaese a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
A abertura oficial aconteceu neste domingo (19), com um coquetel promovido pelo Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, e o presidente do Colégio Dante Alighieri, José Luiz Farina, na sede da escola.
Organizado pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, o evento mantém seu formato tradicional: 20 chefs italianos ? um de cada região da Itália ? participam de uma semana gastronômica em 20 restaurantes paulistanos, oferecendo menus de três ou quatro pratos que representam o melhor da culinária “made in Italy”.
A programação inclui ainda aulas práticas de culinária para universitários, ministradas pelo chef Claudio Rocchi, fluente em português, além de workshops, exposição e palestras sobre a candidatura da gastronomia italiana ao reconhecimento da Unesco.
Como parte das atividades, o Instituo Italiano de Cultura de São Paulo receberá a mostra fotográfica gratuita “La Cucina Italiana – Sabores, Biodiversidade e Cultura”. A abertura da exposição e uma palestra acontece na próxima quinta-feira (23), às 19h, com entrada gratuita.
O evento contará com as participações de Maddalena Fossati Dondero, diretora das revistas La Cucina Italiana e Condé Nast Traveller; Pier Luigi Petrillo, diretor da Cátedra Unesco sobre Patrimônio Cultural da Universidade de Roma Unitelma Sapienza; e o crítico gastronômico Arnaldo Lorençato. (ANSA).