Sem vender petróleo, Rússia se iguala a Irã e Coreia do Norte

Sem vender petróleo, Rússia se iguala a Irã e Coreia do Norte

Joe Biden anunciou na terça-feira que os EUA vão banir a compra de petróleo da Rússia. O efeito será limitado, já que os americanos não dependem do óleo de Putin para sua matriz energética. O que alarmou o presidente da Rússia é o anúncio feito no mesmo dia pela União Europeia de que vai eliminar a dependência dos gás russo em até oito anos. Já em 2022, o corte será de dois terços da importação.

Foi pela venda de petróleo e gás, principalmente aos europeus, que Putin conseguiu divisas para reequipar seu arsenal nuclear e manter a economia russa nos últimos dez anos. Sem essa galinha dos ovos de ouro, e com o comércio virtualmente paralisado com o resto do mundo, a economia russa vai despencar. Economistas já preveem que o PIB este ano vai levar um tombo superior a 30%.

O problema não é apenas o resultado em 2022. Daqui para a frente, a economia russa se isolará do mundo, assim como o presidente do país. A Rússia perdeu acesso a financiamentos, ficou fora das cadeias globais de produção e não se beneficiará mais da tecnologia de ponta importada para modernizar sua indústria, inclusive a bélica. A própria produção petrolífera está condenada, já que os parceiros ocidentais cancelaram todos os investimentos.

Putin achou que o saldo da invasão da Ucrânia repetiria as aventuras militares anteriores na Crimeia, na Geórgia e na Chechênia: sanções econômicas limitadas e dificuldades diplomáticas por alguns meses até que as relações se normalizassem, enquanto o triunfo militar rendia popularidade doméstica. O resultado foi completamente diferente. A União Europeia se uniu, a OTAN renasceu e os EUA voltaram a liderar os aliados ocidentais. Na direção contrária, a Rússia deixou seu posto de décima economia mundial para entrar no clube de Estados proscritos como Irã e Coreia do Norte. Putin rivaliza nos campos de petróleo com o primeiro e no sonho megalômano ditatorial com o segundo. Mas, como no caso das duas nações, seu destino é reinar sobre uma economia fechada e decadente.