Uma curiosa movimentação acontece no trevo da estrada de acesso ao balneário de Trancoso, point do turismo de luxo em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia.
Há uma semana, sem-terra invadiram terras de um fazendeiro que até agora não deu as caras. Há relatos contraditórios sobre a documentação da área. Enquanto isso, cresce todo dia a adesão. A maioria dos invadores tem motos e carros – alguns com picapes do ano.
Já são centenas de barracos e até uma mercearia dentro da propriedade, com “seguranças” armados na cancela de entrada e cones na estrada. Há uma bandeira do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no local. E entre eles supostos grileiros profissionais que lucram com invasões já consolidadas na região, apurou a reportagem. Perto dali, a 2 km, na sede da fazenda, seguranças armados do proprietário estão em guaritas de prontidão para evitar a entrada que dá acesso a uma praia.
A ocupação fica a poucos quilômetros do futuro aeroporto do recém-inaugurado Hotel Fasano de Trancoso, e da praia de Itaquena, onde o dono da fazenda já perdeu, mês passado, parte de faixa pé na areia para a Justiça, num leilão de R$ 80 milhões – como revelado pela Coluna na versão impressa.