Sem provas, Keiko Fujimori denuncia ‘fraude planejada’ em eleição no Peru

Sem provas, Keiko Fujimori denuncia 'fraude planejada' em eleição no Peru

Depois de ter sido ultrapassada pelo candidato de esquerda à presidência do Peru, Pedro Castillo (Peru Livre), a candidata Keiko Fujimori (Força Popular), filha do ex-ditador Alberto Fujimori, convocou uma coletiva de imprensa na noite desta segunda-feira (7), e denunciou, sem apresentar provas, uma suposta “fraude planejada e sistemática” no pleito.

“Refiro-me ao processo de contestação das atas, onde a maioria destas, sobretudo, tenta evitar que as atas com maior número de votos para o Força Popular sejam contabilizadas. Queremos mostrar tudo isso com o objetivo de que a vontade popular não se veja reduzida e de que o voto de cada um dos peruanos seja finalmente respeitado”, disse Keiko.

Com mais de 96% das urnas apuradas, de acordo com o jornal El País, Castillo tem 50,28% dos votos, contra 49,72% de Keiko. Pelo Twitter, o Peru Livre se manifestou contra as alegações de fraude da candidata da direita peruana.

“Rechaçamos as declarações da candidata da Força Popular, lembrando-lhe que o Peru Livre nunca recorreu à fraude eleitoral, pelo contrário, sempre foi vítima dela, e apesar de tudo soubemos enfrentar e vencer”, disso partido.

Castillo também condenou as acusações sem provas de Keiko a respeito de supostas fraudes na apuração das eleições presidenciais no Peru.

“Devemos estar vigilantes para defender a democracia que se expressa em cada uma das votações, dentro e fora de nosso amado Peru. Não podemos descansar. Que esta vigília permita o renascimento de um novo país”, disse o candidato da esquerda.