Esportes

Sem problemas, Grêmio passa por cima do Glória e vira tricampeão da Recopa Gaúcha

Mesmo sem apresentação brilhante e com equipe alternativa, Tricolor sobrou diante da equipe de Vacaria

Sem problemas, Grêmio passa por cima do Glória e vira tricampeão da Recopa Gaúcha

de pênalti


O Grêmio usou uma escalação bem diferente da habitual, mas conseguiu vencer de maneira elástica o Glória na decisão da Recopa Gaúcha por 5 a 0 e garantir sua terceira conquista da competição no intervalo de quatro anos. Elkeson, Campaz, Janderson, Jhonata Varela e Ricardinho marcaram os tentos da equipe no Estádio Altos da Glória, em Vacaria.

>Jogadores de Copa do Mundo que estão em ação no Brasil

UM CHEGOU, O OUTRO MARCOU

Foram os donos da casa que conseguiram a primeira finalização onde o lateral-esquerdo Vitor soltou uma bomba que passou perto da trave esquerda de Gabriel Grando. Porém, para “esfriar” os ânimos do Glória, na primeira trama mais elaborada da equipe gremista, Janderson conseguiu espaço no lado direito do ataque e cruzou para Elkeson, antecipando a marcação, tocando com o bico da chuteira e mandar pro fundo das redes do goleiro Samuel.

PEGADO

Contaminado pelo caráter decisivo da partida e também pelos ânimos aflorados de alguns atletas em especial, a partida passou a ter disputas mais ríspidas e a constante formação de “rodinhas” em volta da arbitragem com a cobrança de punições mais severas. Situação essa que, naturalmente, deixou o compromisso mais centrado na parte física do que na questão técnica.

MAIS PERTO DA TAÇA

Já na reta final da primeira etapa, a dianteira no marcador se tornou ainda mais relevante quando Janderson partiu pra cima da marcação e foi derrubado dentro da área por Bruno, penalidade marcada pela arbitragem. Na cobrança, Campaz bateu firme, no meio do gol, e não deu possibilidades de defesa para Samuel.

VIROU GOLEADA

No retorno ao gramado do Altos da Glória, o Tricolor parecia não fazer questão alguma de acelerar a troca de passes na busca por ampliar sua vantagem no placar, pelo contrário. Sem forçar jogadas mais arriscadas, o time de Roger Machado fazia o tempo passar onde, para dar ainda mais apoio a sua estratégia, não era muito acoçado pela equipe de Vacaria.

E, mesmo sem forçar, o Grêmio transformou o triunfo em goleada na meia-bicicleta de Janderson, quase na pequena área, além de Jhonata Varela receber passe com liberdade no lado direito e encher o pé, fazendo o quarto do Imortal. Para fechar a conta, Ricardinho ainda teve tempo de, em bola enfiada, bater rasteiro para o fundo das redes de Samuel.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
GLÓRIA x GRÊMIO – RECOPA GAÚCHA

Local: Estádio Altos da Glória, em Vacaria (RS)
Data e hora: 24/05/2022 – 19h (de Brasília)
Árbitro: Roger Goulart
Assistentes: Otavio Legramanti e Conrado Bittencourt Berger
Cartões amarelos: Igor Souza, Marcão, Baggio (GLO); Kannemann, Thiago Santos (GRE)
Cartões vermelhos:

GOLS: Elkeson (7’/1°T) (0-1), Campaz (45’/2°T) (0-2), Janderson (17’/2°T) (0-3), Jhonata Varela (22’/2°T) (0-4), Ricardinho (35’/2°T) (0-5)

GLÓRIA (Técnico: Alê Menezes)

Samuel; Marcão, Douglas, Igor Souza e Vitor; Vacaria (Bruno Cruz, aos 16’/2°T), Baggio (Felipe Klein, aos 16’/2°T) e Germano; Tcharles (Biel, aos 16’/2°T), João Paulo (Rafael Gelatti, aos 24’/2°T) e Matheus Paulista (Francis, no intervalo).

GRÊMIO (Técnico: Roger Machado)

Gabriel Grando; Rodrigues, Natã e Kannemann (Heitor, aos 11’/2°T); Sarará (Jhonata Varela, aos 19’/2°T), Thiago Santos (Fernando Henrique, aos 26’/2°T), Benítez, Campaz e Thiago Rosa; Elkeson (Ricardinho, aos 19’/2°T) e Janderson (Quejada, aos 26’/2°T).