A dramaturgia brasileira ficou orfã com a partida da consagrada atriz Aracy Balabanianm, que morreu aos 83 anos, na manhã de segunda-feira, 7. No fim do ano passado, a veterana havia sido diagnosticada com câncer no pulmão, e estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

+Namoro com ator famoso, sexualidade e sem filhos: a vida pessoal Aracy Balabanian
+Câncer de pulmão: Médico explica doença que vitimou a atriz Aracy Balabanian

Após décadas trabalhando na televisão, Aracy deve ter acumulado um patrimônio milionário. Caso não tenha deixado um testamento, a herança da veterana deve ser dividida entre os herdeiros – de acordo com a ordem da vocação hereditária, isto é, a ordem sucessória estabelecida pelo Código Civil. Como não teve filhos e marido, a herança de Balabanian pode ficar com familiares.

Apesar de não ter tido filhos biológicos, Aracy sempre falou com muito carinho dos sobrinhos e da afilhada, Antônia, filha da diretora Denise Saraceni e da figurinista Gogoia Sampaio.

Ainda não se sabe se a atriz deixou documentado os nomes a quem pretendia deixar os seus bens. Caso não haja um testamento, seu patrimônio deve ser dividido entre os herdeiros de acordo com a vocação hereditária.

Em um artigo no site Jus Brasil, a advogada Danielli Xavier Freitas destaca que, nesses casos, uma classe de herdeiros exclui a outra.

“Se o falecido tiver esposa e filhos, os pais não recebem nada. Se tiver apenas esposa, a herança será dividida entre ela e os pais do falecido. Se tiver apenas pais, ou apenas esposa, os irmãos não têm direito à herança. Se tiver apenas irmãos (e nenhum herdeiro necessário), os tios e sobrinhos não irão herdar coisa alguma, e assim por diante. Se o autor da herança quiser beneficiar algum parente que não seja herdeiro necessário, ele deverá fazer um testamento.”

Aracy Balabanian falou sobre a escolha de não ter tido filhos

“Eu não casei, eu não tive filhos e vivi intensamente. Tem um monte de crianças na minha vida. Quando eu disse que não podia, ou não queria me casar, é porque eu não tinha condições de conciliar a minha vida de atriz já que eu tive tantas dificuldades antes. Eu não tive tempo, mas amei e fui amada”, disse Aracy, no programa ‘Conversa com Bial’, que foi ao ar em 26 de agosto de 2022.

Ainda em sua biografia, Balabanian revelou que realizou dois abortos: o primeiro devido à falta de condições financeiras para ser mãe solteira, e o segundo por não querer um filho do homem que a engravidou.

“A profissão não era regulamentada, não tínhamos bons salários, licença-maternidade e direitos. Fiz um segundo aborto, porque meu filho teria um pai que não desejaria para ninguém”, contou.