A comitiva de senadores que foi aos Estados Unidos para tentar impedir a aplicação de sobretaxas de 50% sobre os produtos brasileiros exportados ao país deixou Washington nesta quarta-feira, 30, data em que o presidente Donald Trump oficializou o tarifaço, com validade a partir de 6 de agosto.
Nos bastidores, os senadores, mesmo os senadores bolsonaristas culpam o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pelo fracasso na negociação contra a sanção comercial.
O parlamentar disse, em entrevista ao SBT News, na segunda-feira, 28, que estava trabalhando para que a comitiva “não encontrasse diálogo”. Ele está nos EUA desde março para articular sanções contra os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), corte que tornou o pai réu por suposta tentativa de golpe de Estado.
Os senadores deixaram Washington e foram para Miami, onde acontecerão reuniões com empresários. Não há qualquer agenda confirmada sobre o tarifaço.
O grupo se reuniu com nove parlamentares americanos, sendo oito do Partido Democrata e um do Partido Republicano, o mesmo de Trump, além de empresários locais.