Selton Mello vai dirigir e estrelar adaptação de clássico de Machado de Assis

Conspiração Filmes anunciou que 'O Alienista' ganhará versão para as telas

Richard Shotwell/Invision/AP
Selton Mello em sua chegada ao Oscar, em 2 de março de 2025, no Dolby Theatre em Los Angeles Foto: Richard Shotwell/Invision/AP

O ator Selton Mello vai adaptar um grande clássico da literatura brasileira para o cinema. Nesta sexta, 5, a Conspiração Filmes anunciou que Selton vai dirigir e estrelar “O Alienista”, versão para as telas da obra de Machado de Assis.

O artista assume o papel de Doutor Simão Bacamarte, médico que chega à cidade de Itaguaí para fundar um manicômio para tratamento de distúrbios mentais, a Casa Verde. A obra terá uma reinterpretação atual e vai propor reflexões de temas como saúde mental e limites do poder. “O Alienista” ainda está em fase de desenvolvimento e não há data de estreia.

Em nota, Selton afirma que adaptar o livro de Machado é “um sonho de mais de 20 anos”. “Quem é maluco? Qual o limite tênue entre razão e insanidade? […] Machado de Assis é nosso mestre absoluto da literatura e chegou a hora de oferecer esta história estupenda ao grande público”, diz ele.

Segundo a Conspiração Filmes, O Alienista é a primeira de duas parcerias entre a produtora e o ator. Selton vem de um momento importante na carreira, atuando em Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, e em Anaconda, sua estreia em uma produção hollywoodiana.