As seleções brasileiras masculina e feminina de basquete 3×3 foram convocadas para o Mundial de Antuérpia, na Bélgica, nesta terça-feira. Os atletas se apresentam no dia 25 deste mês para o período de treinamentos com a comissões técnica, que decidirá ao fim dos trabalhos os quatro nomes de cada categoria que vão defender o Brasil no torneio, marcado para acontecer entre 21 e 26 de junho.

Luca Carvalho, treinador da equipe masculina, optou por manter a base do time que vem atuando junto nos últimos anos, com nomes como os de Jefferson Socas, André Ferros, Fabrício Verissimo e Leo Branquinho.

A fórmula se repetiu na escolha das atletas do feminino, com a treinadora Rafaela Bauerfeldt convocando três jogadoras do time vice-campeão da AmeriCup no ano passado, com Thayná Silva, Lays Silva e Sassá. Os treinos serão no Rio de Janeiro, no CDA/FAB.

“Sabemos do equilíbrio e da força dos outros países no basquete 3×3, mas vamos trabalhar muito para evoluir e buscar o melhor resultado possível no Mundial. Já mostramos que é possível”, declarou a Rafaela Bauerfeldt.

O Mundial da Antuérpia soma pontos importantes para o ranking da Fiba, que em novembro de 2023 definirá os primeiros classificados para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Os demais times terão que passar pelo Pré-Olímpico em busca da vaga.

O Brasil chega ao Mundial embalado pelos bons resultados nos dois naipes na última temporada. Na segunda-feira, antes da convocação, a seleção masculina disputou o Desafio Internacional contra a Argentina, em Maricá, e venceu os dois jogos, por 17 a 14 e 18 a 9.

“Esse Mundial é o nosso objetivo. Caímos no chamado grupo da morte, mas para o Brasil não tem nada fácil. E nosso grande desejo é estar na Olimpíada de Paris e vamos trabalhar muito para isso”, disse André Ferros.

Confira a convocação das seleções masculina e feminina:

Time masculino: André Ferros (SPDC), Jonatas Mello (SPDC), Matheus Parcial (Memorial/Fupes/Santos), Jefferson Socas (Ipatinga/Academia do Esporte), William Weihermann (Ipatinga/Academia do Esporte), Leonardo Branquinho (Ipatinga/Academia do Esporte), Fabrício Verissimo (Sodiê Salgados/LSB/Mesquita) e Renato Scholz (Ipatinga/Academia do Esporte).

Time feminino: Thayná Silva (Sodiê Doces/LSB/Mesquita), Gabriela Guimarães (Sampaio Basquete), Vitória Marcelino (Unisociesc/Blumenau), Luana Souza (Unisociesc/Blumenau), Lays da Silva (AD Santo André), Vanessa Sassá (AD Santo André), Gabriella Soares (SESI Araraquara) e Mariana Dias (Ituano Basquete).

Confira as chaves do Mundial de Antuérpia:

MASCULINO

Grupo A: Sérvia, França, Porto Rico, Brasil, Nova Zelândia

Grupo B: Lituânia, Alemanha, Mongólia, Taiwan e Chile

Grupo C: Letônia, Holanda, Polônia, Japão e China

Grupos D: Bélgica, EUA, Áustria, país a confirmar

FEMININO

Grupo A: Alemanha, Romênia, Lituânia, Japão e China

Grupo B: França, EUA, Áustria, Brasil e Nova Zelancia

Grupo C: Polônia, Mongólia, Egito, República Dominicana e Belgica

Grupo D: Espanha, Holanda, Canadá Chile e país a confirmar