Seleção feminina enfrenta EUA em amistoso crucial pré-Copa

Brasil joga contra as vice-líderes do ranking Fifa em São Paulo; Marta é dúvida na partida

William West/AFP
Marta em ação na Seleção Brasileira Foto: William West/AFP

Em meio à preparação para a Copa do Mundo de 2027 no Brasil, a seleção feminina de futebol encara a equipe dos Estados Unidos, atual campeã olímpica e vice-líder no ranking da Fifa. O primeiro de dois amistosos ocorre na Neo Química Arena, em São Paulo, neste sábado (6), às 19h (horário de Brasília). Brasil e EUA voltarão a duelar na próxima terça (9), às 21h30, na Arena Castelão, em Fortaleza, com a participação de Marta sendo dúvida para a partida.

O que aconteceu

  • A seleção feminina de futebol do Brasil enfrenta os Estados Unidos em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2027.
  • A meio-campista Marta é dúvida para o jogo deste sábado (6) devido a um desconforto na coxa, após participar de treino limitado.
  • Os confrontos marcam o retorno das norte-americanas ao Brasil após quase doze anos e são cruciais para a preparação da Amarelinha.

A meio-campista Marta, principal nome da seleção brasileira, ainda é dúvida para o jogo desta noite. A jogadora participou do último treino na sexta (5), após ser poupada das atividades ao longo da semana em razão de um desconforto na região posterior da coxa.

O técnico Arthur Elias afirmou que aguardará a avaliação do departamento médico para decidir sobre a escalação da jogadora. “A princípio, eu senti ela muito bem no treinamento. Achei um nível muito bom de jogo, mas deu pouco tempo”, declarou Elias.

A situação de Marta compromete a seleção feminina?

Um post compartilhado por Seleção Feminina de Futebol (@selecaofemininadefutebol)

A última vez que a camisa 10, Marta, defendeu a Amarelinha foi em agosto do ano passado, quando a seleção foi campeã da Copa América, em Quito (Equador), após cobrança de pênaltis (cinco a quatro). Na ocasião, Marta foi decisiva na final contra a Colômbia.

Quem também está de volta à equipe é a zagueira Rafaelle (Orlando Pride/EUA), que vestiu a Amarelinha pela última vez na conquista da prata olímpica em Paris. Além de Rafaelle, outras nove das 26 convocadas pelo técnico Arthur Elias subiram ao pódio em Paris.

Histórico de embates Brasil x EUA

Desde que Arthur Elias assumiu o comando técnico da seleção brasileira, em setembro de 2023, Brasil e Estados Unidos já duelaram quatro vezes. As norte-americanas levaram a melhor nas finais da Copa Ouro e dos Jogos Olímpicos, ambos vencidos por um a zero. Nos dois amistosos disputados nos EUA, a seleção norte-americana ganhou o primeiro por dois a zero, e a Amarelinha venceu o segundo de virada (dois a um), selando um triunfo histórico que interrompeu um jejum de dez anos sem vitórias sobre as rivais.

No retrospecto geral, a seleção dos EUA segue em vantagem: em 43 confrontos, foram apenas quatro vitórias da Amarelinha.

O fator casa pode ser decisivo?

Ciente da rivalidade, a meio-campista Angelina, capitã da seleção, destaca que o fator casa pode ser desafiador para as norte-americanas. “A gente sabe que os Estados Unidos têm esse histórico sim, mas é algo que a gente quer mudar”, afirmou.

“Prova disso é o último amistoso contra elas, a gente ganhar na casa delas. Isso foi o primeiro passo. Elas sabem muito bem o desafio que terão jogando aqui, com nosso estádio lotado, com o apoio do nosso torcedor empurrando a gente”, projetou Angelina sobre a importância do apoio local.

*Com Agência Brasil