A seleção brasileira de ginástica rítmica conseguiu alcançar duas finais neste domingo no campeonato Berlim Master, na Alemanha, competição preparatória para os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto. O conjunto brasileiro ficou em quarto lugar nas cinco fitas e em quinto no arco e maças.

A equipe brasileira foi formada por Beatriz Pomini, Emanuelle Lima, Francielly Machado, Gabrielle Silva, Jéssica Maier e Morgana Gmach. Somou 16,850 pontos nas cinco fitas e ficou à frente da Ucrânia, uma das potências da modalidade. O campeão foi o Japão, com 17,900. No arco e maças, o conjunto do Brasil fez 16,700 e ficou em quinto. As ucranianas foram as medalhistas de ouro, com 18,050.

“As meninas foram bem e conseguiram ter estabilidade nas duas séries classificatórias e também nas duas séries das finais, sem grandes falhas. Isso mostra que estamos no caminho certo”, elogiou a técnica Camila Ferezin. Nas qualificatórias, as ginastas conquistaram 16,700 pontos nas cinco fitas e 16,800 na coreografia de arco e maças.

No individual, Natália Gaudio terminou em 17º lugar na classificação geral. “Estou muito feliz com as minhas apresentações. Sempre é uma ótima oportunidade para nos testarmos e prepararmos cada vez mais para os Jogos Olímpicos. A cada competição me sinto mais segura dentro de quadra”, destacou.

O conjunto brasileiro agora deixa a Alemanha e embarca para a Rússia, onde disputará a Copa do Mundo de Kazan, no próximo fim de semana. Natália Gaudio e sua treinadora, Monika Queiroz, retornam a Vitória para dar sequência aos treinamentos.