Assim como a Noruega, a seleção da Alemanha também realizou um protesto antes da estreia nas Eliminatórias Europeias. Os jogadores alemães exibiram a frase “human rights” (direitos humanos) em alusão as condições precárias dos trabalhadores da Copa do Mundo do Catar, que será em 2022.

Antes dos tetracampeões, os noruegueses também fizeram questão de reivindicar melhores condições de trabalho aos colaboradores com camisetas que diziam ‘“Direitos humanos, dentro e fora de campo”.

Jogadores noruegueses pedem direitos humanos aos trabalhadores no Catar (Crédito:Reprodução Twitter)

Sobre o episódio na última quarta-feira (24), a Fifa alegou ‘liberdade de expressão’ sobre o protesto norueguês e que a seleção não será punida.

“A Fifa acredita na liberdade de expressão e no poder do futebol como uma força do bem. Nenhum processo disciplinar em relação a este assunto será aberto pela FIFA”, disse a organização em comunicado oficial.

A Noruega estreou com uma vitória tranquila por 3 a 0 sobre Gibraltar na última quarta-feira (24). A Alemanha também não tomou conhecimento da Islândia e venceu por 3 a 0 com direito a estreia do novo uniforme.