A seleção brasileira feminina de basquete já está em Belgrado, da Sérvia, na sequência da preparação para o Pré-Olímpico na cidade francesa de Bourges, que começa no dia 6 de fevereiro. Brasil, França, Austrália e Porto Rico vão brigar por três vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Após pouco mais de 15 horas de viagem de Paris para Belgrado, o grupo comandado pelo técnico José Neto já fez um treino na Vizura Academy, complexo com quadras, restaurante e academia, que servirá de casa para o Brasil.

“Esse primeiro treino é muito importante para que as atletas possam se adaptar ao fuso horário, trabalhar o jet lag. Foi um treino curto, mas intenso, e pudemos trabalhar para ajudar todas elas no processo de adaptação também ao clima”, explicou o preparador físico da seleção, Diego Falcão. “É um momento importante, temos o amistoso diante da Sérvia e depois o Pré-Olímpico, que é o nosso grande objetivo.”

Apesar de admitir o cansaço da viagem, Tati Pacheco ressaltou a importância de treinar pouco tempos depois de desembarcar na Sérvia. “Foi uma viagem longa, cansativa, mas é importante estar na quadra trabalhando, nos adaptando ao fuso, são quatro horas a mais do que no Brasil e também ao clima, que é muito diferente do que estávamos treinando no Rio”, afirmou.

Na segunda-feira, dia 3 de fevereiro, o Brasil faz o último teste antes do Pré-Olímpico. A seleção brasileira enfrenta a Sérvia, às 14h, em amistoso fechado, na própria Vizura Academy. Já no dia 4, o grupo já viaja para Bourges para o Pré-Olímpico. A estreia será no dia 6 de fevereiro, diante de Porto Rico, às 14h. Depois, o Brasil enfrenta França e Austrália nos dias 8 e 9, respectivamente.

Érika, Damiris e Clarissa vão se apresentar ao técnico José Neto ainda em Belgrado. Clarissa será examinada pelo departamento médico da seleção e ainda pode ser cortada do Pré-Olímpico. Por isso, o treinador levou uma atleta a mais para a Europa.