Com a equipe reserva, a Seleção Brasileira entrou em campo, nesta sexta-feira (2), para enfrentar Camarões. Sem muita inspiração e abusando da falta de pontaria, os comandados do técnico Tite ainda viram Vicent Aboubakar marcar de cabeça nos acréscimos do segundo tempo e decretar a vitória camaronesa por 1 a 0 no estádio Lusail.
A derrota quebrou um retrospecto atingido pela amarelinha nos cinco títulos mundiais. A Seleção Brasileira jamais perdeu em todas as vezes que trouxe a taça da Copa do Mundo para o Brasil.
Em 1958 foram cinco vitórias e um empate na campanha vitoriosa na Suécia. No Chile, em 1962, novamente cinco vitórias e um empate no bicampeonato. Em 1970, no México, o “esquadrão brasileiro” teve 100% de aproveitamento e garantiu a terceira estrela na camisa. Desacreditada, a Seleção Brasileira conquistou o tetra nos Estados Unidos em 1994, com cinco vitórias e dois empates, o último deles na final em que ganhou a partida nas penalidades. Com Ronaldo Fenômeno e companhia, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari faturou o penta com sete vitórias, mais um 100%.

Mesmo com o gosto amargo da derrota, a Seleção Brasileira se classificou em primeiro lugar no Grupo G e vai enfrentar a Coreia do Sul nas oitavas. Na teoria, caso avance, enfrenta o vencedor de Japão e Croácia. O caminho ficaria mais difícil em uma semifinal com a possibilidade encontrar as favoritas Holanda e Argentina.
O problema é que a instabilidade apresentada contra Camarões, praticamente eliminada antes da partida, coloca em jogo a capacidade da equipe alternativa de entrar e decidir. Outro ponto é que, a partir de agora, quem perder está fora.
O próximo jogo da Seleção Brasileira será na segunda-feira (5), às 16h (Brasília). Além do retorno do titulares, Tite espera contar com a volta de Neymar, Alex Sandro e Danilo, lesionados no primeiro jogo contra a Sérvia.