A Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, aumentou sua aposta na nuvem da AWS, plataforma da Amazon. A empresa está investindo em um novo projeto de arquitetura data lakehouse, com maior capacidade de análise e integração de dados. O objetivo, além de reduzir custos e cumprir as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é fazer com que o acesso às informações da companhia esteja concentrado em uma única plataforma.

A arquitetura data lakehouse é uma nova forma de armazenamento de dados que combina recursos das arquiteturas data lake e data warehouse – conceitos de armazenamento de dados não estruturados e estruturados, respectivamente, que diferem entre si em termos de finalidade, estrutura e uso. O data lakehouse combina a escalabilidade e a flexibilidade de um com o desempenho e a governança de outro, de modo que as equipes e áreas de negócios passem a ter acesso otimizado às informações e de maneira padronizada. Com isso, elas conseguem não apenas um melhor custo-benefício, mas uma melhor gestão dos dados.

Com a migração para data lakehouse na AWS, a empresa pretende trabalhar com os dados de maneira mais centralizada e padronizada, diminuindo os custos, mantendo conformidade com LGPD e aprimorando a governança. O processo de migração para a AWS levou cerca de um ano e meio para concluir sua primeira fase. A companhia estima que, somente em relação a fraudes, terá uma economia de cerca de R$ 7 milhões ao ano.