Uma segurança do Aeroporto Internacional Ninoy Aquino, nas Filipinas, foi flagrada tentando engolir dinheiro furtado de um passageiro no início de setembro. As imagens que viralizaram nesta semana mostram a policial tirando notas no valor de 300 dólares (cerca de R$ 1473) das bagagens e tentando colocá-las na boca.

+ STF forma maioria contra marco temporal

Resumo:

  • Mulher teria levado mala de passageiro para inspeção antes de tentar engolir o dinheiro;
  • É a terceira vez que acontece um furto no aeroporto só no ano de 2023;
  • Medidas de controle foram implementadas pela administração do local.

Segundo informações do jornal local Manila Bulletin, a mulher teria levado a mala do passageiro para um inspeção enquanto ele passava pelo detector de metais, em seguida, a oficial dobrou as notas em pedaços pequenos na tentativa de conseguir engolir o dinheiro.

Relatório do caso acrescenta que outra passageira que passava perguntou algo para a segurança que apenas a ignorou. “Ela estava tendo dificuldade para engolir as notas, apesar de ter bebido a água que lhe foi dada anteriormente. Obviamente ela estava quase engasgando para engolir as notas de dólar enquanto usava um lenço para cobrir a boca”.

Após a queixa do sumiço de 300 dólares ser apresentada ao aeroporto, foi instaurada uma investigação para apurar os fatos que culminou em uma série de medidas impostas pela administração sobre os funcionários, já que este foi o terceiro furto que ocorreu no local apenas no ano de 2023.

O Subsecretário Administrador do Escritório de Segurança de Transporte, Ma.O Aplasca, afirmou que as denúncias de atividades ilegais cometidas por funcionários do aeroporto devem ser incentivadas e esclareceu que as medidas implementadas como forma de controle foram a remoção de casacos e revista dos bolsos de agentes. Ainda de acordo com ele, todos os envolvidos em casos de roubo foram imediatamente demitidos e processados.